Domingo, 02 Dezembro 2018 16:08

Vinicius Memlak vence a prova de ciclismo de estrada Destaque

Vinicius vibra com o triunfo após cruzar a linha de  chegada Vinicius vibra com o triunfo após cruzar a linha de chegada Jean Balbinotti

Por Jean Balbinotti/ Especial para a Fesporte

No encerramento das competições de ciclismo da 18ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que ocorre até o próximo dia 8 em Indaial e Timbó, no Médio Vale do Itajaí, brilhou a estrela de um jovem de 15 anos de idade, campeão da prova de ciclismo estrada 50 quilômetros. Vinicius Memlak, representante de Florianópolis, cruzou a linha de chegada com o tempo 1h36min45s e faturou a medalha de ouro. Gustavo de Souza dos Santos, de Sombrio, ficou com a prata, e Felipe Lopes Di Domenico, de São José, ganhou o bronze.

O triunfo de Vinicius foi muito comemorado por ele e pelo seu treinador, Diones Chinelatto, que o acompanha há cerca de quatro meses. Antes, o atleta treinava no ciclismo de mountain bike, que tem outra característica. A mudança de treinamento, segundo o atleta, foi determinante para o seu crescimento e sucesso.

"Foi a minha primeira vitória em uma prova de estrada. Até três ou quatro meses atrás, eu competia no mountain bike. Agora, vou me dedicar ainda mais ao ciclismo de estrada" afirmou Vinícius, também conhecido pelos amigos como Mosquito.

Atleta da equipe do Avaí F.C. em Florianópolis, Vinicius sabe que tem um longo caminho pela frente para se tornar um atleta de alto rendimento, mas não perde a esperança. Atualmente, ele reside com o família em Imbituba, no Sul do Estado, e sempre que solicitado pelo treinador Diones Chinelatto, viaja a Florianópolis para treinar e competir.

"É um desafio constante, mas tenho certeza de que estou no caminho certo e vou obter novas conquistas. Quero chegar longe no ciclismo, defender a Seleção Brasileira e um dia disputar o Tour da França", destacou Vinicius, que frequenta o 9º ano do Ensino Fundamental em Imbituba e treina entre duas e três horas todos os dias.

Diones Chinelatto, técnico de Florianópolis e da equipe do Avaí, disse que o talento de um atleta sempre aparece em momentos decisivos, de disputas acirradas e competições de alto nível.

"O Vinicius é um menino diferenciado. Desde que passou a treinar comigo, vem mostrando muita dedicação nos trabalhos, além de ser um atleta muito tranquilo e inteligente. O mérito por essa conquista é todo dele", ponderou.

O presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Carlos de Andrade, destacou que as provas de ciclismo da edição deste ano da Olesc foi uma das mais disputadas, quase todas sendo decididas no detalhe e com novos talentos surgindo na modalidade.

"Santa Catarina é um celeiro de atletas e tenho certeza que daqui surgirão novos talentos muito em breve. A prova de hoje (domingo) mostrou isso", pontuou Andrade.

A Olesc 2018 é uma promoção do governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Timbó e Indaial. Para conferir a programação completa e os resultados, clique aqui.

Lido 2309 vezes Última modificação em Domingo, 02 Dezembro 2018 18:42