Terça, 12 Dezembro 2017 21:32

Moleque Bom de Bola completa 25 anos de história Destaque

Moleque Bom de Bola completa 25 anos revelando craques Moleque Bom de Bola completa 25 anos revelando craques Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Idealizado por Ademar Silva, responsável pelo esporte escolar da então Diretoria de Esportes (Dide) da Secretaria de Educação, o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol foi criado em 1992. Logo foi apelidado carinhosamente de Moleque Bom de Bola, nome que se consolidou como grande marca do evento, que passou a ser gerido pela Fesporte, a partir de 1993, e teve importantes parceiros da iniciativa privada.

Neste ano, o evento chega com um motivo a mais para comemoração: o jubileu de prata do Moleque Bom de Bola. Nesses 25 anos de história, importantes atletas de futebol foram revelados para o Brasil e o mundo, é o caso de Ketlen Wiggers, (Santos FC), Filipe Luís, (Atlético de Madrid), Marquinhos Santos (Avaí FC) e o saudoso Mahicon Librelato, que atuava no Internacional de Porto Alegre quando faleceu.

O modelo de organização do Moleque Bom de bola foi tão bom que os estados visinhos (PR e RS) adotaram. O projeto, que envolve crianças de 12 a 14 anos, representantes de instituições de ensino estabelecidas em todo o estado, compõe-se de três etapas: a microrregional (com 36 eventos), a seletiva (12 eventos) e a estadual, que tem como sede deste ano o município de Itapiranga, no Extremo Oeste do estado.

Desde a primeira etapa, o Moleque Bom de Bola contou com a participação de mais de 10 mil atletas representantes de cerca de 80% dos municípios catarinenses.

Para a etapa estadual são mais de 570 atletas que estarão em Itapiranga para os jogos que definirão os campeões de 2017 do Campeonato Escolar Catarinense de Futebol (Moleque Bom de Bola). Num total de 16 equipes masculinas e outras 16 femininas, representantes de 30 escolas de 26 municípios catarinenses estarão competindo desde a quarta-feira (13) até domingo 17.

Os jogos acontecerão em quatro estádios: da JBS, do América, do Flamengo e da Montanha. Os confrontos da primeira fase, bem como informações sobre alojamentos e outros itens estão disponíveis no boletim 1, publicado no site oficial da Fesporte (acesse aqui).

O Moleque Bom de Bola é um evento do Governo do Estado, realizado pela Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Itapiranga e a 30ª Agência de Desenvolvimento Regional.

Texto: Heron Queiroz

Assessoria de Comunicação - Fesporte