Quinta, 07 Maio 2015 17:52

Curso do Dança Catarina chega a São Joaquim em 13 de maio Destaque

Detalhe do curso de dança em Jaraguá do Sul Detalhe do curso de dança em Jaraguá do Sul Foto Divulgação

Depois de passar por Brusque, Ibirama e Jaraguá do Sul o curso preparatório do Festival Escolar Dança Catarina chegará ao município de São Joaquim. No período de 13 15 de maio os participantes estudarão sobre dança contemporânea, figurinos e coreografia, danças populares, noções básicas de iluminação e dança de salão, interpretação cênica e stret jazz e noções de produção de vídeoclipe.

Clique aqui e confira o calendário de cursos

Clique aqui e confira o calendário do Dança Catarina

O curso é grátis, tem a duração de 20 horas e ocorre na Escola Estadual Martinho de Haro (Largo Aristorides Stadler, 19, Centro, São Joaquim – telefone (49) 3233-0889, responsável: Mírian).

Depois São Joaquim o festival passará, ainda em maio, pelos municípios de Alto Bela Vista (26, 27 e 28), Xanxerê (29,30 e 31), São Miguel do Oeste (1,2 e 3 de junho) e finalizando em Campos Novos (4,5 e 6 de junho).

A partir de agosto o festival sai do âmbito dos estudos e passa para a etapa competitiva entre os grupos de danças de escolas catarinenses, são as chamadas microrregionais. A primeiro município a sediar uma etapa microrregional será  Lages em 6 de agosto.

A edição 2015 do Festival Escolar Dança Catarina terá 36 etapas microrregionais, ou seja, estará em mais de 36 municípios diferentes, já que inclui também as fases regionais. Serão mais de 12 mil quilômetros a serem percorridos este ano. Depois das disputas microrregionais o festival  entra nas disputas das etapas regionais, divididas em quatro regiões: Sul, Leste-Norte, Centro-Oeste e Oeste.

Essa etapa começa por Campo Erê, que sedia a etapa regional Oeste de 6 a 7 de outubro, e termina com a etapa Sul em Balneário Arroio do Silva de 24 a 25 de outubro. Os espetáculos são divididos nas modalidades de dança livre (subdivididas em contemporânea, moderna, jazz e danças urbanas), danças populares folclóricas, dança de salão.

As escolas campeãs das quatro etapas regionais ganham o direito de se apresentarem no Festival de Dança de Joinville 2016,  o maior festival de dança do mundo. Criado em 1992 o Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fesporte e envolve em todas as suas etapas cerca de 10 mil alunos entre 15 a 17 anos de 400 escolas catarinenses.

“Nosso festival já se consolidou como uma das maiores manifestações estudantis do país, que envolve um misto de esporte e cultura. E ele é motivo de orgulho para Santa Catarina”, destaca Marcelo Kowalski, presidente da Fesporte.

Antonio Prado

(48)  9696-3045