Domingo, 22 Outubro 2017 14:39

Lages sedia etapa Centro-Oeste do Dança Catarina Destaque

A duas semanas do inicio dos Jogos Abertos de Santa Catarina, (JASC), Lages, que será sede,  está vivendo neste final de semana, 21 e 22, o clima contagiante de uma competição que enaltece o talento, o suor e a dedicação de quem ama o que faz  e por isso emociona e encanta o público, sempre atento as apresentações.

Foi o que aconteceu com a etapa regional centro-oeste do Festival Escolar Dança Catarina, que contou com a participação de 444 bailarinos de 27  escolas de 19 municípios. O ginásio da Escola de Educação Básica Industrial, lotou durante as apresentações para aplaudir os estudantes e bailarinos. São alunos do ensino fundamental e médio de escolas municipais, particulares e estaduais com idade entre 12 e 15 anos.

O secretário João Alberto Duarte da ADR Lages, a integradora  Alcionir Nascimento e o gerente regional de Educação Humberto Aloizio de Oliveira, prestigiaram todas as apresentações e destacaram a importância do evento para a arte e o desenvolvimento da cultura entre os estudantes.

“A dança é uma das mais sublimes formas do movimento corporal e do exercício físico, que são fundamentais para o equilíbrio mental de todos nós e daí quando envolvemos a juventude alcançamos a plenitude deste maravilhoso projeto” comentou João Alberto. A coordenadora geral do Festival, Mapi Cravo destacou o empenho e dedicação dos bailarinos e se seus professores e coreógrafos que a cada evento, evidenciam o amor pela dança e pelos seus alunos.

O ginásio da Escola de Educação Básica Industrial, lotou durante as apresentações para aplaudir os estudantes e bailarinos (Foto: Amarildo Volpato)

Este ano, o festival completa 18 anos de história e é considerado o maior festival de Dança Escolar do Brasil. O evento é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, com a organização e execução da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio do município de Lages e das Agências de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Videira, Mafra, Canoinhas, Concórdia, São Joaquim, Lages e prefeituras.

O projeto prevê 24 festivais para este ano e 20 etapas classificatórias para as fases finais que ocorrem a partir de novembro. A etapa seguinte ocorre no próximo final de semana, 28 e 29 em Xanxerê no oeste catarinense.

Texto: Amarildo Volpato

ADR Lages