Quinta, 17 Março 2016 17:06

Campos Novos apresenta calendário de eventos esportivos Destaque

(1 Voto)
Professores e esportistas em reunião sobre o calendário esportivo da Fesporte Professores e esportistas em reunião sobre o calendário esportivo da Fesporte Foto divulgação ADR Campos Novos

A integradora de esportes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Campos Novos, Clarice Luvison, por meio da Gerência de Educação, recebeu nesta terça-feira, 15, os professores de educação física das unidades escolares estaduais da 8ª Regional para apresentar o calendário esportivo da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A Fundação soma 230 eventos anuais, envolvendo 479 mil atletas do Estado nas áreas de eventos escolares, de participação e rendimento. De acordo com a integradora de esportes da 8ª ADR, Clarice Luvison, os eventos esportivos do Governo do Estado permitem o acesso de milhares de catarinenses nas mais variadas faixas etárias à prática da atividade física. “A atuação do Governo tem levado o esporte, lazer e cidadania aos catarinenses e também revelado talentos e proporcionado bem-estar e saúde a população.”, ressaltou.

Os eventos esportivos, que são os Jogos Escolares de SC (Jesc) de 12 a 14 e 15 a 17 anos, o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol “Moleque Bom de Bola” e o Festival Dança Catarina envolvem alunos das unidades escolares municipais, estaduais e particulares. “Vale lembrar, no entanto, que as inscrições dos eventos escolares terminam dia 28 deste mês e devem ser feitas através da direção das unidade escolares, por meio do professor de Educação Física.”, ressaltou Clarice.

Eventos de Participação e de Rendimento

Já os eventos de participação  –  que incluem os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), e os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina  Parajasc) – e os de rendimento,  que são a Olimpíada Estudantil Catarinense ( Olesc), Joguinhos abertos de Santa Catarina e os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) –  dependem da Secretaria ou Departamento Municipal de Esportes de cada município para a realização da inscrição.

Para este ano, a Fesporte propôs duas modificações importantes. Uma delas é que um atleta pode participar de apenas três competições ao ano, sendo ela duas escolares e uma de rendimento, ou então duas de rendimento e uma escolar. E a outra autoriza que as equipes convoquem para os Jasc, Joguinhos Abertos e Olesc atletas oriundos de equipes desclassificadas ou desistentes.

O festival Dança Catarina também acontece neste ano em novo formato. Em 2016 estão extintas as categorias Aberta e Juvenil, ficando apenas a Mirim (06 a 11 anos) e Infantil (12 a 17 anos). O festival ganha também um evento Estadual e 12 microrregionais, utilizando então a mesma divisão de regiões dos eventos de rendimento. “A ADR Campos Novos, por exemplo, irá realizar seu microrregional juntamente com as ADRs Curitibanos e Lages. Ou seja, as apresentações destas três regionais competirão entre si”, explicou Clarice, que enfatizou ainda que apenas a categoria Infantil classifica os primeiros e segundos lugares das modalidades Dança Livre, Dança de Salão e Danças Folclóricas e Populares para a etapa Estadual.

Jogos da 3ª Idade abrem o calendário de eventos da 8ª ADR

Os Jogos da Terceira Idade (Jasti), que neste ano serão realizados no município de Vargem, são o primeiro evento do ano. Os oito municípios já estão realizando as fases municipais, para então, no dia 15 de abril, disputar a etapa classificatória microrregional. O evento é realizado anualmente em parceria com a Associação de Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina ( Amplasc).

Acompanhe os eventos que já têm data e sede definidos:

Etapas Microrregionais

- Jasti – Jogos da 3ª Idade  - Vargem - 15 de Abril

-Joguinhos Abertos - Abdon Batista  - 20 a 24 de Abril

- JESC 15 a 17 anos - Abdon Batista -  01 a 05 de Agosto

- Moleque Bom de Bola – Zortea - Setembro

- Jasc e Joguinhos Abertos – Lages

Etapas Regionais

- Jesc 12 a 14 anos - Porto União - Junho

-Joguinhos Abertos – Lontras – Julho

- Jogos Abertos – Curitibanos - Setembro.

- Olesc - Rio do Sul - Outubro

- Moleque Bom de Bola -  Ipira - Novembro

Etapas Estaduais

12º Parajasc – Criciúma  - Abril

-7º  Parajesc – São Miguel do Oeste - Junho.

- 9º Jogos da 3ª Idade: Estadual – Itajaí - Junho

- 29º  Joguinhos Abertos – Caçador - Junho

-34º Jesc de 12 a 14 anos -  São Miguel do Oeste -  Julho

-8º Jesc de 15 a 17 anos - Joaçaba  - Setembro