Domingo, 27 Outubro 2019 23:47

SC conquista 53 medalhas nos Jogos Universtários Destaque

O voleibol masculino da Unoesc, de Chapecó, foi ouro na Bahia O voleibol masculino da Unoesc, de Chapecó, foi ouro na Bahia Foto: Antonio Prado/Fesporte

A 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) chegou ao final neste domingo, 27, em Salvador, BA, com um saldo positivo para Santa Catarina. Nos cinco dias de competição foram conquistados 53 medalhas no total sendo 15 ouro, 19 de prata e 19 bronze.

Neste domingo os catarinenses estiveram em cinco finais nas modalidades coletivas, sendo campeões no voleibol masculino e nas demais foi medalha de prata. Conquistou ainda um bronze no handebol feminino.

A medalha de ouro veio com o voleibol masculino da Unoec, de Chapecó, que enfrentou na final a Uniatenu, do Ceará. Os Chapecoenses fizeram uma partida tranquila fechando o jogo em 3 a 0 com parciais de  25/17, 25/20 e 25/17.

“Essa conquista representa a recompensa de um trabalho de um ano inteiro, treinando dois períodos por dia de segunda a sexta. Não foi fácil chegar até aqui. Somos bicampeões e ano que vem buscaremos mais um título”, dizia ao fim do jogo o chapecoense Pedro, o aniversariante do dia.

No jogo das Leoas da Serra/Uniplac/Lages, pelo futsal feminino, a surpresa esteve em quadra com as lageanas perdendo por 6 a 0 para a Unip, de São Paulo. O time pegou três gols logo no inicio do jogo e ao usar a goleira linha viu placar ser ampliado por meio de inúmeros contra-ataques.

Confira os demais placares das finais

O basquete masculino - Unisociesc, de Joinville 53X 68 Unicesumar, do Paraná.

Handebol masculino da Univali, de Itajaí 21 X23 UNG/SP

Voleibol feminino da Unochapecó/Chapecó 0 X 3 Unifor/CE (Parciais de 18/25, 15/25 e 18/25)

Na disputa do terceiro lugar no handebol feminino as meninas da UnC/Concórdia ficaram com a medalha de bronze ao vencer a Uninassau, de Pernambuco por  34 a 28.

Os Jubs foram organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e a  delegação de Santa Catarina foi gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da  Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU).

A competição começou dia 22 com a delegação catarinense formada por um contingente de 178 pessoas (141 atletas de oito universidades, 26 técnicos e 11 oficiais).  Santa Catarina participou nas modalidades de atletismo, basquete, basquete 3x3, futsal, handebol, vôlei, jogos eletrônicos, judô, natação e trabalho acadêmico.

A delegação catarinense foi representada pelas seguintes universidades/modalidades:

Atletismo (seleção universitária)

Basquete masculino – Unisociesc (Joinville)

Basquete  feminino –  Unochapecó (Chapecó)

Basquete masculino 3x3 - UFSC (Florianópolis)

Basquete feminino 3x3 - Unisociesc  (Jaraguá do Sul)

Futsal masculino – Unochapecó (Chapecó)

Futsal Feminino – Leoas da Serra/Uniplac (Lages)

Handebol masculino – Univalli (Itajaí)

Handebol feminino – UnC (Concórdia)

Voleibol masculino  - Unoesc (Chapecó)

Voleibol feminino – Unochapecó (Chapecó)

Vôlei de praia masculino – Univali (Itajaí)

Vôlei de praia feminino – UFSC (Florianópolis)

Jogos eletrônicos Futebol FIFA – Udesc (Florianópolis)

Jogos eletrônicos LOL – UFSC  (Florianópolis)

Judô masculino  - Unisul (Palhoça)

Judô feminino – Unisul (Palhoça)

Natação masculina – Univali (Itajaí), Unesc (Criciúma), Unisul (Palhoça), Udesc e UFSC (Florianópolis)

Natação feminina – Unisociesc (Joinville), UFSC (Florianópolis, Furb (Blumenau), Unisul (Palhoça)

Trabalho acadêmico – Udesc e UFSC (Florianópolis)

Ao fazer uma análise dos catarinenses na competição o presidente da FCDU Manoel Rebelo se disse satisfeito. “Além da conquista das medalhas, nosso grande feito este ano foi iniciar uma parceria com o governo estadual, por meio da Fesporte. Por isso quereremos agradecer a Feporte pelo apoio ao esporte universitário”, disse Rebelo.

Para Rui Godinho, presidente da Fesporte, apoiar atletas universitários é apoiar cidadania e a educação. “Estes atletas que disputaram os JUBs, na Bahia, estudam em uma faculdade devido ao esporte. Alguns, se não fossem o esporte, não teriam condições de pagar seus estudos. E o esporte proporciona isso. Então, é mais do que justo o governo estadual apoiar estes atletas por meio da FCDU”, finalizou Godinho.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

Contato: 48 9 9949-5255/ 9 9169-8810