Sexta, 27 Maio 2022 18:53

Projeto de fomento ao esporte é lançado em Brusque Destaque

(1 Voto)
 Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, com representantes da Unifebe, de Brusque Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, com representantes da Unifebe, de Brusque Foto: Delamare de Oliveira Filho

“Santa Catarina é o maior celeiro de formação de atletas do país e temos a certeza de que o Pide contribuirá para a formação dos nossos jovens, impactando positivamente nos índices de aprendizado e saúde”.

Com essa declaração, na quinta, 27, o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, abriu a solenidade de lançamento do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (Pide). E acrescentou que “com a grande oferta de modalidades esportivas possibilitaremos que mais adolescentes tenham acesso ao esporte e que os futuros profissionais de Educação Física se preparem cada vez melhor para o mercado de trabalho”.

No evento, reunindo professores, acadêmicos e dirigentes políticos e esportivos da região,  Soares e a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz assinaram o termo de colaboração entre as duas instituições para a realização do Pide.

Relevante valor pedagógico

Para Rosemari Glatz, o Pide tem um relevante valor pedagógico, um notável desenvolvimento e uma significativa contribuição social. Segundo a educadora ele é  uma oportunidade para que os acadêmicos de Educação Física vivenciem a prática, sejam beneficiados com uma bolsa de estudo e ainda contribuir com a comunidade. “Somos gratos ao governo de Santa Catarina por confiar à Unifebe por mais um projeto tão importante para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Glatz.

Destinado a crianças de 10 a 16 anos, regularmente matriculadas na rede de ensino pública estadual e municipal, o Pide é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com universidades, que ofertará práticas esportivas no contraturno escolar para crianças na faixa etária de 10 a 16 anos. A ideia é desenvolver e promover a iniciação esportiva em várias modalidades esportivas por todo o estado de Santa Catarina.

Mais de R$ 5,6 milhões em investimentos

Até o lançamento do projeto, 17 instituições de ensino superior de Santa Catarina estão cadastradas na iniciativa, que prevê a oferta de 340 bolsas de estudo universitárias para a execução do projeto com cerca de 20 mil alunos, em 52 unidades escolares. Para a realização das ações, o Governo do Estado investirá cerca de R$ 5,6 milhões por um período de 24 meses.

Para o Pide, a Unifebe lançou o edital de seleção de acadêmicos, que concederá 20 bolsas de estudos aos estudantes de Educação Física da instituição. Os acadêmicos contemplados com a Bolsa Pide deverão desenvolver atividades esportivas, como voleibol, basquetebol, handebol, futebol, tênis de mesa, xadrez, judô, beach tênis, atletismo e natação, nas cidades de Guabiruba, Botuverá e Gaspar.

O evento contou com a presença de autoridades locais, professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unifebe e dirigentes desportivos do estado e municípios da região. Dentre eles: Edineia Pereira da Silva, Pró- Reitora de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Unifebe; Venicio Bottamedi, representando a Secretaria de Educação de Brusque; Edson Garcia, Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque; José Calbuch, Comissão Municipal de Esportes de Canelinha.

Em breve mais 11 municípios receberão Pide

Também compareceram: Elizandro da Cruz, responsável pela unidade executora do Pide em Botuverá; Alcir Merízio, prefeito de Botuverá; Roni Jean Muller, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Gaspar; Márcia Hochsprung Watanabe, responsável pela unidade executora do Pide em Guabiruba; João Derli de Souza Santos, coordenador do Curso de Educação Física e Coordenador do Projeto Pide na Unifebe.

O Pide será implantado ainda em Xanxerê, Xaxim, Catanduvas, Lacerdópolis, Treviso, Abelardo Luz, Fraiburgo, São João do Oeste, Guaraciaba, Lebon Régis, Anchieta. Até o momento foram lançados em Criciúma, Joaçaba, Videira, São Miguel do Oeste, Chapecó e Blumenau

Lido 743 vezes Última modificação em Sexta, 01 Julho 2022 20:28