Quinta, 17 Dezembro 2015 01:10

Itajaí fortalece a base e forma campeões no taekwondo Destaque

(1 Voto)
Time de handebol itajaíense com o troféu de campeão Time de handebol itajaíense com o troféu de campeão Foto Pablo Gomes

A delegação de Itajaí se destacou ao conquistar todos os troféus das artes marciais nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). E depois do judô e do karatê, a última vitória veio na tarde desta quarta-feira no taekwondo, disputado no Colégio São Francisco, em Luzerna. Itajaí ficou em primeiro lugar no feminino e no masculino, tendo Chapecó como vice em ambos os naipes e Blumenau em terceiro entre as mulheres e Navegantes entre os homens.

E tantas vitórias não caíram do céu. Tudo isso é fruto de um trabalho que inicia ainda na base, investindo em apostas que, de fato, dão resultado e formam campeões. É o que acontece com atletas como Leonardo Teixeira, de 21 anos, Natana Caurio, 18.

Nos Jasc, Leonardo, que já havia sido medalhista na edição de 2011, em Criciúma, ficou com o bronze na categoria 54 quilos. Natana, por sua vez, conquistou o ouro na categoria 68 quilos e incrementou ainda mais o seu já admirável currículo, com títulos como o de campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, campeã brasileira adulto, campeã brasileira interclubes, campeã dos Jogos Regionais de São Paulo e vice-campeã brasileira sub 21.

Muito mais que habilidade, é necessário ter caráter e ser bom estudante

Todo esse trabalho é coordenado por um casal respeitado no taekwondo catarinense: os mestres Lenoir de Oliveira e a esposa dele, Volnete Fornara. Os treinamentos, associados à disciplina e à organização, levam os alunos da escolinha a se tornarem atletas de alto nível, almejando conquistas cada vez maiores.

“O taekwondo é uma modalidade olímpica desde 1992, em Barcelona. Nosso projeto para atletas como o Leonardo e a Natana é a Olimpíada de 2020, em Tóquio. E isso se faz com treinos, intercâmbio, experiência, títulos e ranking”, diz o professor Lenoir.

Aos atletas é exigido muito mais que lutar bem. Eles são obrigados a serem pessoas de caráter, respeitosas, disciplinadas e com bom desempenho escolar.

“É isso que forma um grande campeão. Não adianta ser bom de luta e ruim de cabeça”, conclui o mestre.

E assim, Itajaí mantém a sua fórmula nada secreta e mágica para continuar conquistando títulos e levando seus atletas ao lugar mais alto do pódio em várias partes do mundo.

Jasc 2015

Com 4,6 mil atletas de 78 municípios catarinenses, a 55ª edição dos Jasc é uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A competição, uma das maiores e mais tradicionais do Brasil, ocorrerá até a próxima sexta-feira, dia 18, nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, com apoio de Erval Velho, Lacerdópolis e Ibicaré.

Lido 2312 vezes