JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Quinta, 17 Dezembro 2015 17:08

Rio do Sul é hexacampeão no vôlei feminino Destaque

(1 Voto)
Rio do Sul fechou o primeiro set em apenas 17 minutos. Rio do Sul fechou o primeiro set em apenas 17 minutos. Epa Machado (Fesporte)

Duas potências do vôlei feminino decidiram o título da modalidade, nesta quinta-feira (17), na 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), competição que está sendo realizada nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna até esta sexta-feira (18). De um lado, Rio do Sul, que vinha de cinco títulos consecutivos nos Jasc; e de outro, Blumenau, o maior campeão da competição, com 24 títulos na história da competição. Quem levou a melhor e festejou mais um título foi Rio do Sul, que chegou ao hexacampeonato com vitória por 3 x 0, com parciais de 25/9, 25/12 e 25/16.

Rio do Sul foi superior o tempo todo. Fechou o primeiro set em apenas 17 minutos, e o segundo, em 20 minutos, sem dificuldades. O terceiro set foi equilibrado até a metade, mas, aos poucos, Rio do Sul foi abrindo vantagem. Fez 16 x 12, ampliou para 23 x 15 e fechou em 25 x 16, em 21 minutos. O último ponto foi marcado por Jéssica, uma das atletas que ganhou os Jasc pela primeira vez. “Só tinha sido vice-campeã, e ganhar o troféu marcando o ponto final foi maravilhoso, uma sensação muito gostosa”, revelou, enquanto comemorava com a equipe.

Para chegar a mais um título, Rio do Sul disputou seis jogos: venceu cinco por 3 x 0, e só sofreu para derrotar Itajaí (3 x2), ainda na fase de grupos. O técnico de Rio do Sul, Jéferson Vandresen, afirmou que “a dedicação das meninas fez a diferença, já que nossa equipe está dividida entre os Jasc e a Superliga de Vôlei. É meu primeiro título como técnico nos Jasc, pois o técnico da equipe é o Spencer Lee, que já viajou com o restante do grupo para Uberlândia (MG), onde jogamos na noite desta sexta-feira”, destacou

Do time que ganhou o título nesta quinta-feira, duas atletas são tricampeãs (Camila e Vanessa); e cinco estavam no grupo que foi campeão em 2014: Duda, Fernanda e Luciana, além de Camila e Vanessa. “O nosso maior desafio era encarar as duas competições. Aqui fomos campeões e, na Superliga, somos a única equipe do Sul do Brasil. Estamos em 5º”, salientou, ao anunciar que parte da delegação campeã viaja na madrugada desta sexta-feira para Uberlândia. O último título de Blumenau, no vôlei feminino dos Jasc, foi em 2007.

A preliminar também foi disputada por duas equipes que já foram campeãs. Florianópolis e Chapecó decidiram o 3º lugar. A medalha de bronze ficou com Chapecó, que venceu por 3 x 1, de virada, com parciais de 28/30, 25/10, 25/12 e 25/22. Os dois jogos foram no ginásio municipal de Luzerna.

O vôlei feminino sempre fez parte da programação dos Jasc. Em 54 edições, a modalidade já teve sete campeões diferentes. Blumenau lidera as conquistas, no vôlei feminino, com 24 títulos; em 2º está Brusque, com 15; em 3ºJoinville e Rio do Sul, com seis; e em 5º, Chapecó, Florianópolis e São José, todos com um troféu.

E 12 equipes já foram vice-campeãs: seis delas também figuram na lista de campeãs (são os casos de Brusque, com 17 vice-campeonatos; Blumenau, com 10; Joinville, com nove; Chapecó, com cinco; Florianópolis, com quatro; e Rio do Sul, com um 2º lugar. E seis municípios já chegaram à final, mas ainda não conquistaram o título no vôlei feminino dos Jasc: Concórdia e Lages, com dois vices cada; Balneário Camboriú, Caçador, Jaraguá do Sul e Joaçaba, uma vez cada.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis. Participam 78 municípios, envolvendo cerca de 4.600 atletas, em 26 modalidades. Estão em disputa 47 troféus, entre o masculino e o feminino.

Texto: Geraldo De Cesaro

Lido 3556 vezes