Sexta, 18 Dezembro 2015 01:30

Melhor jogadora do mundo participa dos Jasc por Brusque Destaque

Amandinha, de Brusque, passa pela adversária nos Jasc: eleita melhor atleta do mundo por mais de 300 treinadores Amandinha, de Brusque, passa pela adversária nos Jasc: eleita melhor atleta do mundo por mais de 300 treinadores Foto: Antonio Prado

Ela tem 1,57m de altura e até diminutivo no nome, mas é uma gigante em quadra: Amandinha, ala do futsal de Brusque e da Seleção Brasileira, que disputa a 55ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), simplesmente é a melhor atleta de futsal do mundo. Na tarde desta quinta-feira (17) ela, mais uma vez, ajudou a equipe a vencer uma partida, a terceira consecutiva do torneio, com um gol seu e os outros de Jéssica e Luana nos 3 a 0 diante de Itajaí no ginásio municipal de Herval Velho

Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo, a Amandinha, não é a única estrela da competição, apesar de ser a maior. Está rodeada de uma constelação de jogadoras da Seleção Brasileira. Só de Brusque são três: Jéssica, Diana e Nega. De Chapecó mais três: Giga, Val e Tampa. As sete jogadoras foram campeãs mundiais com o Brasil em novembro na Guatemala quando venceram na final a Rússia por 3 a 0. Amandinha fez um dos gols.

A atleta foi escolhida em 2014 a melhor do mundo em uma eleição que envolveu 317 treinadores de futsal de vários países. No inicio de 2015 teve o reconhecimento referendado pela Federação Internacional de Futebol de Salão. Antes deste reconhecimento, Amandinha havia faturado o prêmio de melhor jogadora do Mundial de Futsal Feminino, na Costa Rica em 2014.

Amandinha (ao centro) ao lado das colegas de Seleção Brasileira (Foto: Antonio Prado)

Aos 21 anos Amandinha começou a jogar futsal aos 10 anos de idade em Fortaleza, Ceará, sua cidade natal. Brincava com os meninos na rua. Em 2010, ao jogar um Brasileiro de Seleções no Rio de Janeiro recebeu um convite para se transferir para Brusque. “O convite partiu do treinador Esquerda, que dirige o nosso time. Aceitei o convite e fico agradecido por isso, pois o futsal feminino de Santa Catarina tem uma estrutura excelente, profissional em comparação a outros estados”, constata a jogadora.

E o tempo mostrou que a escolha foi acertada, pois só em 2015 Amandinha foi campeã estadual por Brusque, campeã da liga universitária, Taça Brasil e Libertadores. Sobre o título de melhor jogadora do mundo Amandinha é modesta:  “Eu nunca estou preocupada com premiações individuais, meu foco é a equipe. Se o time vence, tá tudo certo”, finaliza.

Texto: Antonio Prado

Lido 2519 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:19