Domingo, 18 Setembro 2016 01:20

Nova geração se destaca na bocha masculina em Xaxim Destaque

Saíram os classificados da bocha na regional Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), neste sábado, 17, em Xaxim. Das 12 equipes, oito se classificaram para o mata-mata da competição que será todo realizado neste domingo (eliminatória, semifinal e final). O campeão e o vice se classificam para a etapa estadual dos Jasc.

Os confrontos são: Chapecó vs Piratuba; Quilombo vs Itapiranga; Xanxerê vs Dionísio Cerqueira; e Xaxim vs Ipuaçu. Os locais de provas podem ser conferidos clicando aqui.

O dia foi agitado para as equipes com quatro jogos para umas e cinco para outras, mas todas valendo classificação para a fase eliminatória do torneio. Nos três locais de competição, muita disputa e uma curiosidade: a presença de várias gerações.

Na Cancha Central de Xaxim, onde joga o Grupo B (Xaxim, Dionísio Cerqueira, Águas de Chapecó e Quilombo), João Antônio Canepple é o principal jogador do time anfitrião, tanto que carregou a tocha na abertura regional dos Jasc. Com apenas 18 anos, tem em seu currículo diversos títulos e uma participação no mundial sub-23 de 2015, no Marrocos. Além disso, disputa o campeonato mundial adulto, em outubro, nos Estados Unidos. Mesmo assim, não esconde que disputar um torneio em casa tem um gosto especial, tanto que abriu mão de disputar o torneio por outras equipes. “Aqui é legal, várias pessoas vêm apoiar até porque não tem tanta gente nova jogando bocha, então isso é um estímulo a mais e se torna uma novidade.”

João Antônio Caneppele contra Dionísio Cerqueira

Já o Grupo A (formado por Xanxerê, Seara, Princesa e Itapiranga) foi disputado em Xanxerê. Por lá, o destaque foi Valdemar Sampaio da Cunha, conhecido como “Xororó”. Ele já representou o Palmeiras e fez parte da equipe campeã da etapa estadual dos Jasc, em 2012. Neste ano, a expectativa no Regional é de garantir o primeiro lugar e a classificação, mesmo depois de 30 anos de bocha. “Eu jogava bola, mas depois que operei o joelho comecei a jogar bocha. Agarrei amor pela modalidade e não parei mais de jogar. É uma modalidade que não dá inimizade com ninguém. Você conhece pessoas de outra cidade e fica todo mundo é amigo.”

Voltando para Xaxim, a Cancha Rostirola, recebeu o Grupo C (Chapecó, Ipuaçu, Piratuba e São Carlos). Lá o destaque ficou para Álvaro Maggioni, de Chapecó. Com apenas 16 anos, Maggioni não transparece sua juventude durante o jogo. Preciso em seus lançamentos, ele explica que começou com o pai, pegou gosto e começou a levar a sério. “Desde os 12 anos eu treino regularmente, hoje a equipe se une umas três vezes por semana, porque se ficar uma semana sem, acaba perdendo o ritmo.”

Durante o jogo, na cancha ao lado, um menino de dois anos de idade arremessava algumas bolas, mas não sem antes dar um beijo nelas. Na cancha ao lado, o pai fazia a mesma coisa. Jardel de Campos é companheiro de equipe de Álvaro, e seu filho já pegou gosto pela modalidade, sinal de que Chapecó terá um bom futuro pela frente.

Texto: Lucas Inácio

Lido 1896 vezes Última modificação em Domingo, 18 Setembro 2016 02:42