Segunda, 06 Novembro 2017 19:22

As grandes, nem tão grandes, da ginástica de Santa Catarina Destaque

Tainá e Sabrina, de Chapecó sonham com as olimpíadas, Tainá e Sabrina, de Chapecó sonham com as olimpíadas, Foto: Antonio Carlos Mafalda

Quando perguntamos para as crianças o que elas sonham ser, geralmente ouvimos respostas como bombeiro, astronauta, professora, entre outras profissões. Mas para Sabrina Elias e Tainá José, desde os 6, 7 anos, a resposta estava na ponta da língua: “eu quero ser ginasta. Também pudera, ambas eram, conforme contam, “elétricas e espoletas”. Hoje, com 14 e 13 anos, respectivamente, as ginastas, que representam Chapecó, são consideradas não só o presente, como o futuro da ginástica artística de Santa Catarina, segundo a coordenação da modalidade.

A história das duas se cruzou em 2010 num ginásio onde ocorriam treinamentos de ginástica em Criciúma. Em uma semana, com 10 anos a menos do que a equipe oficial que representava a cidade, elas foram convidadas para treinar com “os grandes”.

E fizeram jus à oportunidade. Destacaram-se, primeiro, nas competições estaduais, sobretudo Olesc e Jasc, até chegarem aos campeonatos brasileiros. Sabrina Elias ficou entre as cinco melhores ginastas brasileiras na categoria pré-infantil no campeonato nacional de 2014. Em 2015, na categoria infantil, conquistou o primeiro lugar no campeonato brasileiro. “O ano de 2015 foi o que eu mais competi. E em todas as provas eu me saía bem”, contou.

Tainá José viu em 2016 a oportunidade de brilhar entre as melhores do Brasil. Lesionada e com cirurgia recém-feita, Sabrina não conseguiu acompanhar a amiga no brasileiro. A menina assumiu então a posição da ginasta e garantiu o 1° lugar. “Nossa história na ginástica é paralela à nossa amizade”, destacou Tainá.

As ginastas chegam nesta 57ª edição dos Jasc vindo de bons resultados conquistados nos Joguinhos, neste ano, em Caçador. Na competição, conquistaram o 2° lugar por equipes junto da delegação de Criciúma. Além disso, Sabrina Elias garantiu prata no individual geral, ouro nas paralelas e bronze na trave, no salto e no solo. Tainá garantiu o ouro na trave, a prata no solo e o bronze nas paralelas.

O sonho das Olímpiadas

O sonho de criança das meninas, a ginástica, se misturava ao sonho de alcançar as Olímpiadas, inspiradas por Daiane dos santos. Hoje, ainda vivem a expectativa de chegar aos Jogos Olímpicos, mas com um objetivo um pouco diferente. Querem dar exemplo de que a ginástica artística pode ser um esporte mais valorizado e disputado não só por meninas.

E elas têm conseguido, pelo menos em parte, fazer com que isto aconteça. As irmãs mais novas da Sabrina, que são gêmeas, já competem a nível estadual. As duas foram campeã e vice no Estadual de ginástica pré-infantil neste ano.

Técnico aposta nas garotas

O técnico Adriano Engelke, que as acompanha desde que iniciaram, acredita no potencial das meninas. Segundo ele, as ginastas são dedicadas e apresentam o biotipo da modalidade. “Sempre confiamos que elas chegariam longe e queremos vê-las entre os grandes nomes da ginástica brasileira”, avaliou Engelke.

Resultados parciais saem até o final do dia

Ainda nesta segunda-feira, 6, serão conhecidas as campeãs por equipe e geral no naipe feminino. Já nesta terça-feira, 7, serão conhecidas as campeãs por aparelho. O naipe masculino, que iniciou a competição hoje, define amanhã os campeões por equipe e individual.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages.

Texto:  Matheus Reis

Lido 1335 vezes Última modificação em Segunda, 06 Novembro 2017 22:13