Domingo, 13 Novembro 2022 21:48

Gabriel e Caroline são os atletas mais rápidos dos Jasc 2022 Destaque

(1 Voto)
Gabriel Garcia, de Itajaí (414) cruz a linha de chegada em primeiro Gabriel Garcia, de Itajaí (414) cruz a linha de chegada em primeiro Alessandro Koisume

A chuva fina que caiu no final da tarde deste domingo, 13, na pista de atletismo do Estádio Municipal Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, veio para lavar a alma dos atletas mais rápidos dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), no primeiro dia do atletismo. No caso da prova masculina as lágrimas de emoção do campeão Gabriel Aparecido Garcia, de Itajaí, serviram como sentido conotativo de sobrelevação. “Choveu né, que bênção!”, agradeceu.

E não era para menos. Gabriel, com o tempo de 10s42,  acabara de vencer o favorito, o atleta olímpico e campeão mundial do revezamento 4 x100, Rodrigo Pereira, também de Itajaí, que fez 10s55, ficando em terceiro. “É minha primeira vez de Jasc, sem explicação essa vitória”, dizia incrédulo o campeã no pódio, informando que ele e Rodrigo são amigos de Seleção Brasileira em mundiais.

A incredulidade pela conquista contrastava pela narrativa de certeza pela vitória, quando ele, vindo de Presidente Prudente, visitou a pista de atletismo pela primeira vez em Rio do Sul, há cerca de uma semana. Na ocasião falou para si mesmo, depois de constatar que a pista era de terra que e que a última competição que fizera nessas condições foi em 2017: “Vou vencer, vou vencer”. Venceu. Venceu também a Fábio de Oliveira, de São José, que terminou a prova em segundo lugar com o tempo de 10s53.

Caroline de Melo Tomaz (429), de São José, venceu os 100m feminino (Foto: Alessandro Koizume)

Se na disputa masculina o público se surpreendeu com a vitória do novato em Jasc, na prova feminina a medalha de ouro de Caroline de Melo Tomaz, de São José, com o tempo de 11s70, já era esperada, já que no ano passado ela havia faturado também o primeiro lugar.

Mas a vitória de Carol não foi fácil, pois na disputa havia estrelas como as campeãs de Jasc Anny de Basi, de Balneário Camboriú, a recordista da prova, e Tamiris de Liz, de Joinville. Acostumada em pista sintética, Caroline saiu atrás de Anny, que assumiu a ponta até a metade da prova, quando foi ultrapassada pela campeã.

“Estou muito feliz com esse resultado para finalizar a última competição do ano, vencendo  nessas condições adversas, com vento e chuva, competindo com grandes atletas”. Por fim, Anny de Basi, fechou em segundo lugar com 11s80 e Gabriela Grunov, de Balneário Camboriú, cruzou a linha de chegada em terceiro lugar com o tempo de 11s86.

No primeiro dia de atletismo foram definidos os campeões de 13 provas. A modalidade prossegue no calendário de competição até terça-feira, dia 15.  A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul.

Lido 1014 vezes Última modificação em Domingo, 13 Novembro 2022 22:13