Quinta, 27 Agosto 2015 18:17

Mariany é aposta de SC na etapa nacional dos Escolares Destaque

Em 2014 a ginasta foi considerada pelo COB a melhor atleta da primeira fase dos Jogos Escolares em Londrinha, PR Em 2014 a ginasta foi considerada pelo COB a melhor atleta da primeira fase dos Jogos Escolares em Londrinha, PR Foto Divulgação/Fesporte

Na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos, realizada no inicio de agosto, ela ganhou todas as disputas que participou. Foram quatro medalhas de ouro e a consagração da melhor ginasta da competição. Nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina ela repetiu a dose com mais quatro de ouro. Ano passado ela foi considerada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como a melhor atleta da primeira fase da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (Jej) em Londrina, PR, depois de ganhar as quatro medalhas de ouro possíveis. Por tudo isso a ginasta Mariany Hatori Miyamoto, de 14 anos, do Colégio Bom Jesus Ielusc, de Joinville, é uma das apostas de Santa Catarina para a conquista de medalha de ouro nos Jej deste ano que começam a partir do dia 3 de setembro em Fortaleza (CE).

A ginasta faz parte da delegação catarinense (composta por 157 estudantes-atletas) que disputará a etapa nacional da competição com os demais estados brasileiros. Até o dia 13 de setembro cerca de 3.500 estudantes de todo o Brasil disputarão as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

Início precoce

Mariany teve um início precoce no esporte. Em 2004, aos 3 anos, ela seguia os passos da irmã, Letícia, quatro anos mais velha, e fazia os primeiros movimentos da ginástica rítmica. Apaixonada pela modalidade continuou firme nos treinamentos mesmo após a desistência da precursora. “Minha irmã se sente orgulhosa pelas minhas conquistas, porque ela é feliz fora da ginástica e eu sou realizada com a modalidade”, afirmou a atleta, que desde 2008 não tem um dia de folga, além dos domingos.

Mariany em ação nos Jogos Escolares da Juventude em Londrina, PR (Foto: Divulgação Fesporte)

No início de 2014, Mariany  foi para a Bulgária para um período de treinamento intensivo. Até 2010 praticava ginástica apenas por lazer, até começar a participar de jogos escolares municipais em Joinville. Naquele ano, competiu pela primeira vez de maneira oficial, e de cara sagrou-se campeã estadual. E dali em diante, as conquistas não pararam. Hoje na carreira já são mais de 100 medalhas 70 delas de ouro.

Em 2011 venceu o Campeonato Brasileiro em Manaus (AM) e mais duas competições internacionais na Venezuela. Em 2013, outro título internacional, dessa vez na Bolívia.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação catarinense será gerenciada pelo Governo do Estado por meio da Fesporte.

Mais Informações

Antonio Prado