Sexta, 10 Junho 2016 18:04

Regionais Sul e Oeste dos Jesc iniciam em Brusque Xaxim Destaque

A bola já rolou em Xaxim A bola já rolou em Xaxim Janaína Mônego/ADR Xanxerê

As cerimônias de aberturas, nesta sexta-feira,10, dão início oficialmente às etapas classificatórias Sul e Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos. Em Brusque a cerimônia de abertura será às 19h30 no Pavilhão Maria Celina Inhof na Fenarreco, enquanto que em Xaxim a festa dos estudantes será no mesmo horário e terá como palco o Ginásio Alberto Ângelo Sordi. As duas competições prosseguem até domingo, 12, e são promovidas pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte em parceria com as prefeituras e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Clique aqui e baixe os boletins com a programação

Em Xaxim nem o frio espantou os mais de 800 atletas que participam da fase Regional Oeste. Já em Brusque 700 estudantes de 60 escolas brigarão por medalhas. As duas etapas classificam escolas catarinenses campeãs de cada modalidade para a etapa estadual da competição, que acontece em São Miguel do Oeste, de 29 de junho a 3 de julho. Estão em disputas nas duas regionais as modalidades de basquete, handebol, futsal, vôlei, xadrez e tênis de mesa, masculino e feminino.

Os atletas dos municípios da região Oeste compreendem as Agências de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste.

O Diretor de Esportes da Fesporte, Luciano Heck, disse que a expectativa é a melhor possível principalmente porque o nível técnico do Oeste é muito forte. “Daqui sempre saem os campeões de modalidades coletivas como futsal e voleibol. Acreditamos que a disputa será forte”, comenta.

Neste ano um dos diferenciais é a presença de escolas novas na disputa. “Para a Fesporte isso também é muito importante, não apenas trazer os campeões que vão representar o Estado, mas sim, oportunizar outras escolas a participar do nosso evento” salienta Luciano.

Em Xaxim as disputas na modalidade de basquetebol acontecem no Ginásio Pedro Ivo Campos, no Bairro Alvorada. Já o futsal no Ginásio Alberto Ângelo Sordi, no Bairro Dr. Ari Lunardi e no Ginásio de Esportes da Aurora, na Vila Diadema. Já as competições de handebol acontecem no Ginásio de Esportes Arquimedes Turra, no Bairro Guarani. Tênis de mesa no Centro de Múltiplo Uso que fica no Bairro Germânico. O xadrez está na sede campestre do Clube Xaxiense. O voleibol masculino no Ginásio Pedro Ivo Campos, no Bairro Alvorada e o voleibol feminino no Ginásio São Francisco, no centro.

Janaína Mônego

Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê