Sexta, 10 Junho 2016 21:27

A paixão dos irmãos Franceschi pelo tênis de mesa Destaque

(1 Voto)
Os irmãos Tomas e Teodoro Francesci, de São Domingos e a professora Maria Clara Lemos Os irmãos Tomas e Teodoro Francesci, de São Domingos e a professora Maria Clara Lemos Janaína Mônego/ADR Xanxerê

Tomas e Teodoro Francesci são irmãos e representam o município de São Domingos  e a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, na fase Regional Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina que acontece em Xaxim até o próximo domingo, 12. A modalidade preferida da dupla é o tênis de mesa e a história com o esporte vem de muito tempo.

O mais velho, Tomas, foi quem iniciou a prática deste esporte, inspirado por um primo. Depois veio o irmão e a paixão pelo esporte fez os dois se enfrentarem na final do Microrregional que aconteceu em Faxinal dos Guedes.

Maria Clara Lemos é professora de Educação Física e conta que o gosto pelo tênis de mesa vem de família. “Toda família gosta do tênis de mesa e eles começaram cedo. Eles brincavam no final de semana e depois começou a ficar sério”, explica.  Foi quando um professor observou a vontade dos meninos e resolveu montar um grupo. Além de Tomas e Tedoro, outros dois primos da mesma família também fazem parte do grupo que aos poucos foi aumentando. Hoje eles treinam três vezes por semana, duas horas por dia.

Teodoro Francesci (azul) em ação durante a regional dos Jesc em Xaxim (Foto: Janaína Mônego)

Mesmo que a competição os leve ao disputar frente a frente, Maria Clara conta que a cumplicidade dos dois é algo impressionante. “Quando um faz algo diferente eles já se olham e no olhar se entendem”, enfatiza.

Tomas, é o mais velho e para ele o esporte é algo importante em sua vida. A parceria do irmão faz ainda da prática algo mais especial.  “O ruim é que apenas um pode ganhar, mas temos uma parceria. Não temos rivalidade. Torcemos um pelo outro”, conta Tomas.

Além da prática do tênis de mesa, o que a dupla mais gosta são as viagens, as competições e conhecer lugares diferentes. Na fase Regional Oeste, o objetivo é que um se consagre campeão da modalidade para participar do Estadual. “Quero seguir profissionalmente neste esporte e nesta competição o objetivo é ser campeão”, destaca Tomas.

A primeira fase da modalidade aconteceu na sexta-feira e os dois estão classificados para a eliminatória que será no sábado, 11, no Centro de Múltiplo Uso.

Janaína Mônego

Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê