Quarta, 31 Julho 2019 17:35

Mais de 2.700 estudantes disputam os Jogos Escolares em Curitibanos Destaque

Em 2019 foram mais de 111 mil estudantes inscritos nos Jesc Em 2019 foram mais de 111 mil estudantes inscritos nos Jesc Foto: Antonio Prado/Fesporte

O município de Curitibanos sediará entre os dias 3 e 10 de agosto um dos eventos que são referência para o Brasil. Tratam-se dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), para estudantes de 12 a 14 anos, que há quase 40 anos revelam talentos para o esporte catarinense. Darlan Romani, de Concórdia, recordista brasileiro e sul-americano do arremesso de peso e Ana Maria, de Nova Trento, uma das melhores atletas do voleibol brasileiro da atualidade são apenas dois exemplos de vários atletas que foram revelados pelos Jesc.

Em Curitibanos será realizada a etapa estadual da competição, a 37ª da história. E na programação estarão 2.786 estudantes de 290 escolas disputando as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa e xadrez (entre os dias 3 e 4), além de basquetebol, futsal, handebol e voleibol (entre os dias 6 e 10).

A cerimônia de Abertura terá como palco o ginásio Onofre Santo Agostini, o Onofrão ( Avenida Frei Rogério, nº 466 – Centro) e será no dia 6 de agosto.

Por motivos de logísticas algumas modalidades esportivas dos Jesc serão disputadas em outros locais, fora da sede da etapa estadual, Curitibanos.

NATAÇÃO: Será realizada de 23 a 25 de agosto, paralela a programação da Olesc no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

JUDÔ: Será realizado entre os dias 17 a 21 de setembro, juntamente com as disputas dos Jesc  15 a 17 anos, na Olesc em Videira.

LUTA OLÍMPICA: Será realizada dia 28 de setembro, juntamente com as disputas dos Jesc 15 a 17 anos, em Blumenau.

A ginástica rítmica foi realizada no período de 5 a 7 de julho em Brusque. Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras. Em Curitibanos o evento tem a parceria com a prefeitura local.

Em 2019 mais de 100 mil estudantes atendidos

Esta 37ª edição dos Jesc 12 a 14 anos, considerando todas as suas fases classificatórias, teve mais de 100 mil estudantes inscritos. Precisamente 111.284 estudantes de 1.281 escolas oriundas de 276 municípios, ou seja, 93, 56% dos municípios catarinenses participaram em algum momento dos Jesc. Neste ano de 2019 foram 12.731 professores envolvidos com o evento.

“A cada ano os Jesc crescem em qualidade e quantidade. Em 2018 foram 100.963 estudantes participantes em sua totalidade e este ano são 111. 284, o que mostra que o Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, está trabalhando para melhorar cada vez mais o esporte escolar”, destaca o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

A programação da etapa estadual está assim definida

Dia 1º de agosto – Chegada da coordenação da Fesporte

Dia 2 de agosto – Chegada dos coordenadores das modalidades, arbitragem e delegações das escolas.

Dias 3 e 4 de agosto – competições de atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa e xadrez.

Dia 5 de agosto – Chegada das delegações das modalidades coletivas.

Dia 6 de agosto – Início das competições modalidades coletivas: basquetebol, futsal, handebol e voleibol e às 19h30 cerimônia de abertura no ginásio Onofre Santo Agostini, o Onofrão ( Avenida Frei Rogério, nº 466 – Centro)

De 7 a 10 de agosto – Continuidade das competições das modalidades coletivas.

Texto: Antonio Prado/Ascom Fesporte

Lido 2943 vezes Última modificação em Quarta, 31 Julho 2019 17:44