JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 328

Quarta, 29 Julho 2015 22:14

Ginástica rítmica consagra colecionadora de medalhas Destaque

Mariany Miyamoto, de 14 anos, conquistou quatro medalhas de ouro em Itajaí e enriqueceu o portfólio Mariany Miyamoto, de 14 anos, conquistou quatro medalhas de ouro em Itajaí e enriqueceu o portfólio Pablo Gomes / Fesporte

As disputas de ginástica rítmica na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), que ocorreram nesta quarta-feira, em Itajaí, paralelamente à 28ª edição dos Joguinhos Abertos, consagraram uma jovem atleta joinvillense que caminha a passos largos rumo ao sucesso em âmbito internacional.

Mariany Hatori Miyamoto, de 14 anos, conquistou tudo a que tinha direito e voltou para casa com quatro medalhas de ouro no peito. De quebra, foi convocada para a seleção catarinense e disputará mais uma competição de grande porte, valorizando ainda mais o seu já rico portfólio.

Inspirada na irmã Letícia, quatro anos mais velha, Mariany entrou para a ginástica rítmica quando tinha apenas três. Até 2010, praticava apenas por lazer, até começar a participar de jogos escolares municipais em Joinville. Naquele ano, competiu pela primeira vez de maneira oficial, e de cara sagrou-se campeã estadual. E dali em diante, as conquistas não pararam.

Em 2011, Mariany, carinhosamente chamada de “Japa” pelas amigas do time de Joinville, venceu o Campeonato Brasileiro em Manaus (AM) e mais duas competições internacionais na Venezuela. Em 2013, outro título internacional, dessa vez na Bolívia, e em 2014 ela foi campeã da etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Londrina (PR). E com a nova convocação para a seleção catarinense, Mariany viajará a Fortaleza (CE) no início de setembro para defender o título obtido no Paraná.

Com apenas 14 anos, a joinvillense já conquistou cerca de 100 medalhas, sendo 70% de ouro. Foto: Pablo Gomes / Fesporte

O currículo de Mariany é de causar inveja até aos mais experientes atletas. Com apenas 14 anos de idade, ela já perdeu as contas de quantas medalhas tem em casa, mas estima em aproximadamente 100, sendo 70% de ouro.

“Se eu não estivesse na ginástica não teria conhecido vários lugares diferentes e conquistado tantos prêmios. Por isso eu devo muito ao esporte”, diz a garota.

Reconhecida como uma das principais atletas de ginástica rítmica em Santa Catarina, Mariany luta agora para realizar um sonho: disputar uma Olimpíada pelo Brasil. Nos jogos do Rio de Janeiro, no ano que vem, ela ainda não terá a idade mínima de 16 anos.

Mas para 2020 ela quer estar no seleto grupo que vai a Tóquio, no Japão, onde seus pais têm familiares. Assim, o ouro acompanhado de uma visita aos parentes lá do outro lado do mundo seria a coroação de um trabalho sério e competente.

“Eu sinto que muitos amigos se inspiram em mim pelo que eu conquisto no esporte e pelas viagens que faço, o que aumenta a minha responsabilidade. A concentração no esporte me ajuda também a tirar boas notas nos estudos. Porém, isso não sobe para a minha cabeça, e eu continuo sendo uma boa filha e tratando todo mundo igual”.

Seleção de SC que vai para a etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Fortaleza (CE). Foto: Pablo Gomes / Fesporte

Além de Mariany Miyamoto, de Joinville, integram a seleção catarinense de ginástica rítmica que vai disputar a etapa nacional dos Jogos da Juventude, em setembro, em Fortaleza (CE), as atletas Ana Carolina Sandrini Souza, 13 anos, de Blumenau; Roberta de Brito de Medeiros, 14 anos, de Florianópolis; Alice Kraeski Costa, 14 anos, de Florianópolis; a técnica Maria Helena Kraeski, mãe de Alice; e Luisa Matsuo, 26 anos, também da capital, uma das principais campeãs da modalidade no Brasil e que será homenageada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como embaixadora da competição.

Mais informações:

Pablo Gomes – Jornalista