Sábado, 27 Agosto 2016 12:27

Futsal feminino campeão brasileiro está nos Jesc Sul Destaque

Time da Escola Estadual Maria da Glória Pereira, de Balneário Camboriú é o atual campeão brasileiro escolar e disputa os Jesc em Imbituba Time da Escola Estadual Maria da Glória Pereira, de Balneário Camboriú é o atual campeão brasileiro escolar e disputa os Jesc em Imbituba Foto: Antonio Prado

Dentre os 9002 atletas das 38 escolas que participam da etapa Sul dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos em Imbituba, o futsal feminino da Escola Estadual Maria da Glória Pereira, de Balneário Camboriú, é o mais qualificado. Isso porque o time é o atual campeão brasileiro escolar, título conquistado o ano passado em Londrina, no Paraná, na competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A equipe está um pouco modificada, pois três jogadoras do time campeão já não fazem mais parte do grupo. E não é só: agora as meninas também mudaram de escola. “Fomos campeões ano passado com a Escola Estadual Leopoldo José Guerreiro, de Bombinhas, e há pouco tempo mudamos para esta escola que agora estamos”, disse o professor e técnico do time Denilson Aguiar.

Ele explica que a mudança foi necessária para melhorar o rendimento da equipe. “Antes morávamos em Bombinhas e treinávamos em Balneário Camboriú, já que as meninas jogam no time local, o Balcan (campeão brasileiro em 2015). Por isso tínhamos que viajar quase todos os dias cerca de 30 quilômetros para ir e para voltar. No final das contas isso afetava no rendimento”, explica.

Equipe em ação: dois jogos, duas goleadas e 13 gols (Foto: Antonio Prado)

Como o professor Denilson é funcionário efetivo da rede estadual de educação conseguiu remoção para Escola Maria da Glória Pereira, onde as meninas se matricularam. “Agora está melhor para as atletas, que não precisam se desgastar com tantas viagens”, comemora o treinador.

A espinha dorsal do time é composta por Duda (goleira), Pituxa (central), Vanessa (ala), Aninha (pivô) e Jack (ala). Mas o treinador conta ainda com nomes como Dedê, Juli, Natali e Carol.

O time, como não poderia deixar de ser, é o principal favorito para ser o campeão em Imbituba e em quadra, no primeiro dia de competição, nesta sexta-feira, 26, correspondeu plenamente. Venceu o primeiro jogo por 5 a 1 ao Satc, de Criciúma, e aplicou uma goleada de 8 a 0 diante da Escola Estadual Manoel Cruz, de São Joaquim, ou seja, 13 gols em dois jogos.

Para Denilson Aguiar o segredo do sucesso do time é usar a filosofia do handebol ao futsal da equipe. “Fui atleta e treinador de handebol por mais de 12 anos e procuro por em prática o que aprendi com treinadores, inclusive com alguns nomes internacionais que tive a oportunidade de assisti-los em palestra”, conta. Prática essa que passa por conceitos como apelo de bola, aceleração e espaço vazio.

Treinador Denilson Aguiar (ao fundo): filosofia do handebol praticada no futsal (Foto: Antonio Prado)

Sobre um evento escolar como os Jesc Denilson é só elogios. “Uma competição como os Jesc é de suma importância para o esporte, pois ela ajuda a fomentar a base. “É na escola que devemos praticar o esporte de base. Se não tivermos a base como teremos o esporte de rendimento? Como teremos nossos futuros campeões?”, questiona. “E os Jesc promovem isso. Aqui podemos errar e aprender e o que eu estou gostando é que a escolas públicas, nos Jesc, começam a ser protagonistas. Antes as particulares tinham mais chances e hoje vejo que está mais equilibrado entre pública e particular”, conclui.

A etapa Sul dos Jesc terminam no domingo, 28, e é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Imbituba,  Secretaria Estadual de Educação e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Laguna.

Informações à imprensa

Antonio Prado