Quarta, 12 Outubro 2016 20:42

Premiados os vencedores do xadrez blitz e rápido Destaque

Rápido e blitz não pontuam, mas valorizam enxadrista Rápido e blitz não pontuam, mas valorizam enxadrista Heron Queiroz

Foi realizado, no início da tarde desta quarta-feira (12), o cerimonial de premiação das provas individuais (blitz e rápido) do xadrez dos 29os Joguinhos Abertos de Santa Catarina. São seis tabuleiros para cada prova e gênero (masculino ou feminino), somando-se assim 24 atos de premiação envolvendo 72 medalhas.

Os resultados das provas não se somam à pontuação do evento, mas xadrez blitz e o rápido têm relevância para o desenvolvimento da modalidade. “São provas que possibilitam a valorização do enxadrista cuja equipe representa um município que não tenha destaque na modalidade”, explica o árbitro internacional Carlos Calleros, da Federação Catarinense de Xadrez.

Conforme regulamento dos Joguinhos Abertos o blitz, ou relâmpago, compreende partidas com 3 minutos de tempo e acréscimo de 2 segundos por lance. Já no rápido, as partidas têm o tempo de 15 minutos, com mais 5 segundos de acréscimo por lance. “Por serem mais técnicas, elevam o nível das competições de xadrez”, destaca Calleros.

O xadrez segue em Caçador com a prova convencional (xadrez pensante) até sábado (15 ), último dia do evento.

Os Joguinhos Abertos são promovidos pelo Governo do Estado e realizados por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).Esta 29º edição tem a parceria da Prefeitura de Caçador e Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador.

Texto: Heron Queiroz

Assessoria de Comunicação Fesporte