Quarta, 12 Outubro 2016 22:48

Criciúma vence prova de estrada e lidera o ciclismo Destaque

No total 24 ciclistas participaram da prova de estrada No total 24 ciclistas participaram da prova de estrada Foto: Antonio Prado

Nem a forte chuva que caiu sobre Caçador no final da tarde desta quarta-feira, 12, diminuiu o ímpeto de Criciúma na segunda prova do ciclismo, a de estrada, dos Joguinhos Abertos de Santa Catariana. De ponta a ponta, os ciclistas do município, Kelvin Batista e Leonardo Finkler, se alternaram na primeira posição das 20 voltas do circuito no centro da cidade, perfazendo 60 quilômetros.

Clique aqui e veja as fotos da prova

Mas, nos metros finais da competição, em comum acordo entre os dois atletas, Kelvin cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 1h34min52s, seguido de Leonardo com 1h34min53s. A terceira colocação ficou com Dalton Assis, também de Criciúma, com o tempo de 1h36min51s.

“Estou muito feliz com esta minha vitória e deu tudo certo. Montamos a estratégia de atacar com três atletas e logo na primeira volta conseguimos a fuga entre os demais ciclistas, mas devo admitir que a prova foi dura, pois a chuva dificultou ainda mais nosso desempenho e valorizou a vitória”, disse o campeão Kelvin.

Kelvin Batista (capacete amarelo) venceu a prova de 60 km (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Natural de São Paulo, o ciclista tem no currículo 15 títulos de campeonatos brasileiros, incluindo provas no velódromo e de estrada. É tricampeão da 1º de Maio, prova clássica de São Paulo, e tricampeão paulista de estrada.

“Disputar uma competição como os Joguinhos é algo maravilhoso. Em São Paulo não há provas como os Joguinhos, só no adulto, por isso na nossa idade não temos muitas oportunidades.  Por isso Santa Catarina está de parabéns”, destacou Kelvin, de 18 anos. A prova de estrada dos Joguinhos contou com a participação de 24 ciclistas sendo que 13 terminaram a competição.

Agora, depois de dois dias de competição, após vencer as provas de cross-country, na terça-feira, e a de estrada, Criciúma lidera na pontuação geral com 69 pontos, seguido de Chapecó, em segundo lugar com12, e Joinville em terceiro com oito pontos. Nesta quinta-feira, 13, a modalidade continua com a prova de BMX no município de Videira. Na sexta a modalidade se encerra com o contra-relógio individual.

O ciclismo começou nos Joguinhos em 1997 e Criciúma tem no total 11 títulos, os dez últimos de forma consecutiva.

Os Joguinhos Abertos são promovidos pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura local e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador.

Texto Antonio Prado

Assessoria de Comunicação Fesporte