JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Quinta, 18 Fevereiro 2016 18:03

Estadual dos Parajasc será em Criciúma Destaque

Parajasc será realizado em Criciúma de 20 a 24 de abril. Parajasc será realizado em Criciúma de 20 a 24 de abril. Neka Dal Ponte (SECOM Criciúma)

Estadual dos Parajasc será em Criciúma

O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, e o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Renato Valvassori, receberam, na manhã desta quinta-feira (18), no gabinete do prefeito, a visita do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Osvaldo Juncklaus. Durante a vista Juncklaus apresentou o projeto de realização da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de 2016 e ofereceu à cidade de Criciúma a oportunidade de sediar o evento esportivo. Búrigo e Valvassori agradeceram a visita e a oferta e confirmaram a realização do evento de 20 a 24 de abril, conforme calendário da Fesporte.

Criados em 2005, os Parajasc são um evento de inclusão e integração à sociedade por meio do esporte. São destinados a atletas com deficiência auditiva (DA), física (DF), visual (DV) e intelectual (DI) que disputarão as modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e bocha paralímpica.

O evento tem como finalidade favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais.

“Já recebemos aqui os Jasc, Joguinhos a Olesc, somente em 2015 sediamos os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) e também a Olimpíada Estadual das Apaes e sempre fomos elogiados pela nossa estrutura física e pessoal. Por esse motivo fomos convidados a sediar os Parajasc este ano, o que para nós é uma honra”, disse o prefeito Búrigo.

“Estamos muito felizes em fechar esta parceria com Criciúma, um município participativo e com experiência em realizar grandes eventos esportivos conosco. Por isso creio que teremos sucesso. E com essa parceria a Fesporte fecha todas as sedes das etapas estaduais de seus eventos esportivos”, afirma Osvaldo Juncklaus.

Os Parajasc têm objetivo também de oferecer aos atletas a oportunidade de participarem de atividades esportivas incentivando o surgimento de novos valores; promover o esporte adaptado em Santa Catarina.

Ainda está entre as finalidades dos Parajasc: proporcionar aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vivem, dessa forma contribuindo para o exercício de sua cidadania, propiciar o intercâmbio técnico e de gestão entre profissionais e dirigentes.

Texto: Antonio Prado

Lido 4352 vezes Última modificação em Quinta, 18 Fevereiro 2016 18:15