Quarta, 22 Novembro 2017 19:13

SC conquista as primeiras medalhas nas Paralimpiadas Destaque

(1 Voto)
 Emanuelli Keila Remoaldo, 17 anos, do Colégio Industrial, de Lages, com duas medalhas de ouro foi destaque do primeiro dia Emanuelli Keila Remoaldo, 17 anos, do Colégio Industrial, de Lages, com duas medalhas de ouro foi destaque do primeiro dia Foto: Antonio Prado

A quarta-feira, 22, foi dia de estreia do time Santa Catarina nas Paralímpíadas Escolares, em São Paulo. E foi no atletismo que vieram as primeiras medalhas, 11 no total, pela manhã, sendo 7 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze. Com mais um ouro no judô os catarinenses fecharam a manhã de quarta-feira com um total de 12 medalhas. Mas com as competições da natação o número, no final da noite, deve subir.

O destaque do primeiro dia foi  Emanuelli Keila Remoaldo, 17 anos, do Colégio Industrial, de Lages, que obteve duas medalhas de ouro. A primeira no arremesso do peso F35 e a segunda nos 100 metros T35. Todas na categoria deficiente físico (DF)

Até aí nada de anormal, já que atleta, que tem atrofia nas duas pernas, é atual campeã brasileira nos 100 e 400 metros adulto. O detalhe é que atleta veio de uma lesão séria. Há cerca de 45 dias ela quebrou o osso do pé esquerdo (quinto metatarso) quando treinava para as Paralimpíadas Escolares e competiu no sacrifício.

Gabriel Erbetz (verde), da EEB João XXIII, de Maravilha, vence os 100 metros T13 (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

“Eu quebrei o pé enquanto treinava para esta competição. Coloquei o pé em um buraco e sofri a lesão. Há 15 dias tirei o gesso, mas fiquei com medo de treinar e quebrar de novo. Fiquei esse tempo parada e só aqui fui competir. Graças a Deus deu tudo certo”, respirou aliviada.

Também foram destaques no atletismo os medalhistas de ouro Ian de Oliveira, da Escola Municipal Belizário Rodrigues, de Lages, nos 100 metros T35 DV (deficiente visual); Gabriel Erbetz, da Escola Estadual João XXIII, de Maravilha, nos 100 metros T13; Larissa de Souza, da Escola Municipal Belisária Rodrigues, de Lages, nos 100 metros T13 DV, Kauani Cantovisck, da Escola Municipal Fausta Rath, de Lages, nos 100 metros DV (deficiente visual)  e José Alexandre Martins da Costa, da Escola Municipal Quintino Bocaiúva, de Blumenau, medalha de ouro nos 100 metros T47 DF.

No primeiro dia do atletismo também foram medalhistas: Igor Diogo Tamasia, da Escola Estadual Pedro Christiano Feddersen, de Blumenau, prata no lançamento do disco, categoria F7; Eduardo da Cruz, da Escola Estadual Marechal Olímpio Falconieri da Cunha, de Itajaí,  prata no lançamento do dardo e bronze nos 100 metros B11; e Matheus do Amaral, da Escola Municipal Presidente Médici, de Balneário Camboriú, medalha de prata nos  100 metros T47.

Igor Tamasia, da EEB Pedro Christiano Feddersen, de Blumenau: prata no lançamento do disco, categoria F7 (Foto: Antonio Prado/Fesporte

Ainda pela manhã, houve também medalha de ouro no judô com Rafael Garrido Silveira, do Instituto Estadual de Educação, de Florianópolis, categoria até 90 quilos para deficientes visuais (DV).

Estiveram em quadra no primeiro dia de competição também atletas da bocha paralímpica, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, goalball, judô e futebol de sete.

Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares são o maior evento escolar paralímpico do mundo. Em sua 11ª edição, 944 atletas competirão em dez modalidades. Pela primeira vez, a competição contará com esportistas que representarão todos os Estados brasileiros mais o Distrito Federal.  A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte e conta com um grupo de 135 pessoas entre atletas técnicos e dirigentes.

Texto: Antonio Prado

Mais informações (48) 9 8802-5867