Prado

Velocidade, resistência, coordenação motora, destreza, golpes curtos e rápidos e força mental. Estas são algumas das qualidades de um bom jogador de tênis de mesa. E estes fatores foram bem utilizados neste domingo, 16, nas finais da modalidade dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 15 a 17 anos em São Miguel do Oeste pelos campeões os joinvilenses Guilherme Souza, da Escola Estadual, Dr. Tufi Dippe, e Lhays Stolarski, da Escola Estadual Maria Amim.

Para ser medalha de ouro Guilherme venceu na final por 3 a 0 a Vinicius Denk, da Escola Estadual Santa Cruz, de Canoinhas, com parciais de 11/17, 11/8 e 11/6. “Foi bom porque eu peguei adversários fortes nas quartas e na semifinal e isso foi positivo para eu soltar meu jogo e jogar melhor na final”, disse o campeão.

Lhays Stolarski, da Escola Estadual Maria Amim, de Joinville, venceu uma final equilibrada (Foto: Antonio Prado)

Lays, por sua vez, disse que a final foi a partida mais difícil no torneio, tanto que iniciou perdendo o set. Mas por fim venceu por 3 a 2 a Maria Eduarda Magnein, da Epav Pouso Redondo, com parciais de 7/11, 11/7, 9/11, 12/10 e 11/7.  “Estava muito nervosa. Errei muito no começo da partida, tomei uma virada quando estava vencendo por 8 a 4 no terceiro set, mas por fim foquei na partida de consegui vencer”, revelou a campeã.

A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado 

“Eu vinha treinando intensamente nas últimas semanas e consegui superar meu adversário que era muito forte”. Foi com estas palavras que Erick Tomachinski Costa, da Escola Estadual Padre Nóbrega, de Luzerna, definiu seu título no badminton dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 15 a 17 anos neste domingo, 16, em São Miguel do Oeste. 

Na mesma linha a campeã, entre as mulheres, Natália Bortolini Stein, do Colégio Aplicação, da Uniarp, de Caçador, resumiu sua conquista. “Foi uma medalha de ouro difícil porque eu e minha adversária já nos conhecíamos de outras competições”, disse.

Erick  venceu na final a Andrei Morgan, da Escola Estadual São Luiz, de União do Oeste, por 2 a 1 com parciais de 21 a 19, 16 a 21 e 21 a 12. 

O campeão Erick  Costa, da Escola Estadual Padre Nóbrega, de Luzerna, em ação (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Já Natália venceu por 2 a 0 a sua xará Natálya Geiser, IFESC de Ibirama, com parciais 21 a 16 e 21 a 15. Com a vitória os dois garantiram lugar na seleção de Santa Catarina que disputará em novembro a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, competição do Comitê Olímpico do Brasil a ser realizada em novembro em Blumenau.

A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado

Eles passaram como um raio na linha de chegada da pista do 14º Regimento da Cavalaria Mecanizada na tarde deste sábado, 15, em São Miguel do Oeste e se consagraram como os estudantes mais rápidos do estado. Eduardo Malczevsk da Silva, da Escola Estadual Pedro II, de Blumenau, e Alana Amorim, do Colégio Rui Barbosa, de Rio do Sul, venceram os 100 metros rasos da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 15 a 17 anos. 

Eduardo fechou a prova com o tempo de 10s9.8, em primeiro, Ryan Otomeyer, da Escola Estadual Balduino Ardoso, de Porto União, com 10s99, ficou em segundo, e Arthur Ruckl, da Escola Estadual Prefeito Lauro Zimermann, de Guaramirim, fechou o pódio em terceiro lugar com o tempo de 11s9.

No grupo feminino, Alana ficou em primeiro nos 100 metros com o tempo de 12s77, seguida de Nicoli de Carvalho, do Colégio Paulo Freire, de São José, com a marca de  13s22 e Beatriz da Silva, do Colégio Energia, de Balneário Camboriú, ficou em terceiro lugar com o tempo de 13s36.

“Vencer foi resultado de muito esforço. Ano passado fiquei em quarto lugar e disse pra mim mesmo que em 2019 seria diferente. Tive foco nos treinamentos e consegui hoje o primeiro lugar”, dizia um eufórico Eduardo.

Alana Amorim, do Colégio Rui Barbosa, de Rio do Sul, cruza em primeiro nos 100m (Foto: Antonio Prado/Fesporte)

Já Alana disse que a medalha de ouro já era esperada. “Vim com a mentalidade de vencer e já esperava o resultado, pois treinei bastante pra isso. Hoje, neste momento de vitória, quero compartilhar minha alegria e agradecer ao meu treinador Jefinho que não pôde me acompanhar por estar doente”, disse a campeã.

Além dos 100 metros a segunda etapa do atletismo, na tarde deste sábado, premiou João Vitor Dalandrea, da Escola Estadual Paulo Zirmmermann, de Rio do Sul, que venceu o lançamento do disco ao cravar 55m23cm.

E também Yasmim  Antunes Rodrigues, da Escola Estadual Roberto Moritz, de Ituporanga, medalha de ouro no salto em distância com a marca de 5m19cm.

Nos 400 metros  masculino a medalha de ouro ficou com Samuel Santana, da Escola Estadual Higino João Pio, de Balneário Camboriú, ao cravar 52s8. E na mesma prova, no feminino, a conquista do primeiro lugar coube a Camilly Caroline dos Santos, da Escola Maria Amin Chanem, de Joinville, com o tempo de 1min.

Neste domingo, 16, o atletismo dos Jesc finaliza com as disputas de mais 15 finais.

A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado

 

Chegou o tão esperado dia para os atletas inscritos na etapa estadual da 11ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos em São Miguel do Oeste iniciarem as disputas. E foi no atletismo, neste sábado, 18, na pista do 14º Regimento da Cavalaria Mecanizada, que saíram as primeiras medalhas da competição.

Ao todo, pela manhã, foram disputadas quatro finais. Um dos destaques foi Tiago Emídio Fernandes, 17 anos, da Escola Estadual Vanda Crieger Gomes, de Caçador, ouro nos 3 mil metros com o tempo de 9min14s. “Essa medalha de primeiro lugar foi especial, pois foi aqui nesta pista onde tudo começou, em 2016, quando conquistei medalha de ouro nos Jesc 12 a 14 anos nesta mesma prova”, relembrou o campeão, que se despede em grande estilo dos Jesc.

O rol de campeões da primeira etapa do atletismo ainda teve Cintia da Silva, da Escola Estadual Júlio Scheidementel, de Timbó, também ouro nos 3 mil metros feminino.  Eduardo Oliveira, da Escola São Ludgero, de São Ludegero, venceu o salto em distância com a marca de 6m3cm. 

Yasmin Jandre Piske, do Ifsc de Blumenau, foi ouro no lançamento do disco com a marca de 29m96cm.

Na segunda etapa, na tarde deste sábado,16, estão previstas mais sete finais, inclusive a dos 100 metros, que definirá o atleta mais rápido da competição. Neste domingo, 16, o atletismo dos Jesc finaliza com as disputas de mais 15 finais.

A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Texto: Antonio Prado

A partir deste sábado, 15, começam as competições da 11ª edição da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 15 a 17 anos em São Miguel do Oeste. As disputam começam com atletismo, badminton, ciclismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A etapa estadual dos Jesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de São Miguel do Oeste.

Clique aqui e acesse os locais de competições

Confira os locais de competições

ATLETISMO: Pista do 14º Regimento da Cavalaria Mecanizada (Rua Willy Barthy, 67, Bairro Progresso)

BADMINTON:  Ginásio de Esportes do CE Guarani (Rua Alberto Dalcananale, 139 – Centro)

CICLISMO: Acesso a Feira Faismo (Linha Alto Guamerim,  6 Km do centro de São Miguel do Oeste)

TÊNIS DE MESA: Ginásio Municipal (Rua Oiapoc, 214, Bairro  Agostini)

VÔLEI DE PRAIA: Quadras da AABB (Rua Marcílio Dias, 189, Bairro Estrela)

XADREZ: AABB (Rua Marcílio Dias, 189, Bairro Estrela)

A partir do dia 18 começam as disputas das modalidades coletivas: futsal, voleibol, basquete e handebol.

Confira o local das modalidades coletivas

FUTSAL MASCULINO:  GE CE Guarani   (Rua Alberto Dalcananale, 139 – Centro)

FUTSAL FEMININO: GE Joni Gool (Rua Duque de Caxias, 756, Centro)

VOLEIBOL MASCULINO: AABB (Rua Marcílio Dias, 189, Bairro Estrela)

VOLEIBOL FEMININO: Ginásio Municipal (Rua Oiapoc, 214, Bairro  Agostini)

 

BASQUETE MASCULINO:  IFSC (Rua 22 de Abril, bairro São Luis)

 

BASQUETE FEMININO: Colégio La Salle Peperi, 1557, Centro)

HANDEBOL MASCULINO:  GE Colégio São Miguel  Rua Rui Barbosa, Centro)

HANDEBOL FEMININO:  UNOESC (Rua Oiapoc, 211, bairro Agostini)

Algumas modalidades, por questões de infraestrutura, serão disputadas em datas específicas e locais diferentes. A ginástica rítmica, por exemplo, ocorrerá dia 7 de julho dentro da programação da regional dos Jesc  12 a 14 anos em Brusque.

Entre os dias 5 a 7 de julho a natação será realizada paralela aos Joguinhos Abertos de Santa Catarina no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça.

Já o torneio do judô está previsto para ocorrer entre os dias 19 a 21 de setembro na etapa estadual da Olesc em Videira.

A luta olímpica dos Jesc 15 a 17 anos será realizada dia 28 de setembro dentro da programação da regional dos Jesc 12 a 14 anos em Blumenau.

Texto: Antonio Prado

 

 

 

 

 

 

 

 

Começa nesta quarta-feira, 12, e vai até domingo, 16, em Sombrio, a etapa regional Sul dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2019, com 21 cidades participantes, ou seja, 20 mais a cidade sede que volta a realizar esta competição após seis anos. Em 2013 a mesma etapa foi em Sombrio. Os jogos são realizados pela Fesporte, em parceria com a prefeitura de Sombrio. 

“A movimentação da cidade é outra nessa semana. Os sombrienses recebem muito bem estes turistas que são também atletas/estudantes que vêm disputar medalhas, vagas no estadual, interagir e movimentar nossa economia, justamente num momento de festa na cidade, afinal, dia 13 é dia de Santo Antônio de Pádua”, comenta o prefeito Zênio Cardoso.

Esta fase dos Joguinhos Abertos classificam os melhores colocados para a fase estadual da competição, que ocorre entre 19 a 27 de julho em Rio do Sul. 

Para Sombrio apenas esportes coletivos estão inscritos e o próprio município está em quase todas as modalidades e com vaga garantida já no estadual em algumas modalidades individuais, praticadas aqui, mas que nem todos as cidades da região têm e por isso poucos inscritos.

A partir desta quarta-feira, os ginásio municipais Rogério Valerim, Ênio Borges Costa e da Cidadania, os estádios Antônio Sant’Helena e João Silva e o Centro Multiuso, serão utilizados para disputas de basquete masculino e feminino, futebol masculino, futsal masculino e feminino, handebol masculino, voleibol masculino e feminino.

As cidades que estão com atletas em Sombrio para a competição são: Florianópolis, São José, Criciúma, Içara, Garopaba, Palhoça, Tubarão, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Gaivota, Urubici, Antônio Carlos, Urussanga, Rancho Queimado, Lauro Muller, Bom Retiro, Braço do Norte, Laguna, Cocal do Sul e Biguaçu. Boa parte destes times ficam alojados em escolas municipais.

“A estrutura desta competição é gigante e faz bem para os meninos e meninas que praticam esportes, que estarão assistindo aos jogos, sendo de certa forma motivados para continuarem treinando no dia a dia e faz bem para a autoestima de todo sombriense”, reforçou o prefeito.

Fabrício Espindola/Ascom Pref. Sombrio

 

Pagina 1 de 199