Quinta, 13 Agosto 2015 21:05

Dança e teatro passam a ser obrigatórios nas escolas básicas Destaque

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, aprovou na última semana, lei que obriga as disciplinas de artes visuais, dança, música e teatro a serem incluídas nas escolas básicas. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) que atualmente prevê a obrigatoriedade somente do ensino da música.

Para a coreógrafa Mapi Cravo, coordenadora do Festival Escolar Dança Catarina, essa mudança traz benefícios para a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que organiza o festival de dança nas escolas catarinenses. “No último festival foram cerca de 6 mil jovens que compareceram, e, com a aprovação dessa lei, o número de participantes tende a crescer muito, pois vários jovens conhecerão a dança e se interessarão mais pelo Festival”, ressaltou

De acordo com a coreógrafa é muito importante resgatar a cultura da dança no Brasil, que é uma arte milenar. “É muito gratificante ver essa valorização”, celebra Mapi Cravo.

Antes da aprovação da nova lei, algumas escolas básicas de Santa Catarina já integravam a dança nas escolas, como a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, de Joinville, que há 10 anos estimula os jovens a praticar dança nas atividades extracurriculares. As aulas acontecem três vezes na semana e são administradas pela professora Elisiane Wiggers.

Segundo a diretoria do colégio, Isolete Alves Vicente Salomon, a aprovação da lei é totalmente válida. “Eu acredito que todo tipo de manifestação de cultura é válido, nós somos seis vezes campeões na categoria danças populares do Festival de Dança de Joinville, e com a aprovação dessa lei, mais jovens se interessarão pela dança, mais jovens ingressarão e participarão dessa arte”, conta.

Texto - José Meurer

Assessoria de Comunicação Fesporte