Quarta, 16 Agosto 2017 17:59

Fesporte revitaliza muro com obras de Rodrigo Rizo Destaque

Grafites com tema esportivo cobrem muro da Fesporte Grafites com tema esportivo cobrem muro da Fesporte Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Quem passa diariamente pela Rua Santos Saraiva, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis, observa, nos últimos 15 dias, um visual mais alegre e artístico que vai se formando no grande paredão que constitui o muro da Fesporte. Uma área de aproximadamente 100m² do muro está sendo coberta por imagens grafitadas que representam diversas modalidades como basquete, futsal, atletismo e remo, abrangendo tanto o esporte convencional quanto o paradesporto.

A obra, que teve início na segunda quinzena de julho, deve contar com pelo menos um total de 30 dias de trabalho, com turno de oito horas diárias. Apesar de estar ainda em andamento, já desperta a atenção dos curiosos, muitos dos quais se demoram um pouco mais para apreciar a técnica do artista e a obra, estampada em cores predominantemente vermelha, verde e branca, que se remetem à bandeira do Estado e à marca da Fesporte.

“O trabalho não somente embeleza a cidade e dá mais vida à Fundação e permite aos que por ali passam identificar a instituição prontamente, como também difunde a prática esportiva por intermédio de uma linguagem própria da atualidade, aproximando-se dos jovens, sobretudo por seu valor artístico-cultural”, destacou o presidente Erivaldo Caetano, o Vadinho.

Artista plástico Rodrigo Rizo traz a experiência adquirida com trabalhos realizados em várias cidades do Brasil e exterior (Foto: Heron Queiroz/Fesporte)

A grafitagem tem a assinatura do artista plástico Rodrigo Rizo, reconhecido na capital catarinense por suas ilustrações deixadas nas paredes da cidade, sobretudo por sua principal marca: o camaleão.

Rizo tem origem paulistana, mas veio para Florianópolis há 20 anos. Aqui desenvolveu o gosto por grafites, mas apurou suas técnicas com experiência em vários países por que passou como Dinamarca, Suécia, Itália, Peru, Chile e Estados Unidos. Em todos pôde deixar a mesma marca que ilustra também vários cantos da capital catarinense: o camaleão, que reflete a capacidade de adaptação aos ambientes, a interação com o meio para estabelecer o uso das cores e a mistura de técnicas que desenvolveu nos mais de 15 anos de profissão.

O grafiteiro destaca que, apesar da experiência e de já haver pintado ilustrações esportivas, o muro da Fesporte apresenta alguns desafios, que vão desde a altura em que tem de trabalhar ao alto nível de detalhamento das imagens.

Calcula-se ainda mais uma semana e meia de trabalho, se não houver mau tempo. Para finalizar, ainda está prevista a aplicação de um verniz para proteger a pintura e impermeabilizar a parede.

Texto: Heron Queiroz

(48) 99635-9617 - 3665-6126