Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Quarta, 16 Dezembro 2015 21:47

Jaraguá é tetra nas armas longas Destaque

Sidnei Kreutzenfild Sidnei Kreutzenfild Epa Machado (Fesporte)

Emoção, expectativa pelo resultado da apuração e protestos de São Bento do Sul contra a segunda colocação de Joinville, botaram tempero na disputa da carabina seta, nesta quarta-feira no Clube de Caça e Tiro em Joaçaba. Jaraguá do Sul vencendo esta última etapa das armas longas, conquistou o tetra campeonato por equipe no geral da modalidade, com 1.237,1 pontos. Em segundo lugar deu Joinville, com 1,235,7 pontos, e em terceiro São Bento com 1.226,3 pontos. O campeão individual na carabina seta, com recorde, foi Sidnei Kreutzefild, de Jaraguá do Sul, com 418.2 pontos, superando a marca dos Jogos Abertos que era de 415.8. A medalha de prata ficou com André Koch, de Joinville, 415 pontos, e bronze para Julcimar Sevgnaim, também de Joinville, com 412,5 pontos.

O troféu para Jaraguá veio graças à soma da pontuação de três dos quatro atletas da equipe, cada um atirando em 40 alvos. No começo da tarde havia um certo desânimo por parte de atiradores de Jaraguá, por causa do mau desempenho na prova da carabina apoiada. A recuperação foi possível na carabina seta. Sidnei, o campeão do dia, foi muito festejado pela delegação, já que ele foi um dos principais responsáveis pelo quarto título de Jaraguá. “Esse título é muito especial porque é o meu primeiro em Jogos Abertos, onde estou há dez anos”, falou, enquanto era abraçado pelos companheiros.

A euforia de Jaraguá contrastou com a preocupação de Joinville, a vice-campeã, pela eliminação do seu atleta Luciano Hardt, por não estar inscrito, segundo a coordenação da modalidade. Esta foi sua sétima participação nos Jogos Abertos e sua pontuação poderia até render medalha individual. “Não sei o que aconteceu, entreguei toda a documentação necessária para a nossa Fundação”, disse desolado, enquanto acompanhava a premiação da equipe. Os dirigentes de São Bento do Sul, terceira colocada na classificação geral, já entregou o recurso à Fesporte, pedindo a eliminação da equipe de Joinville. O Tribunal de Justiça Desportiva é quem vai decidir o futuro joinvilenses no tiro.

Paralelamente à final das armas longas, foi disputada a primeira etapa do tiro ao prato, trap double. Valdir Abel de Içara, foi o campeão individual, Teófilo Ribeiro Neto, de Blumenau, o segundo colocado e Emerson Igor Fin, também de Içara, o terceiro. Içara garantiu a medalha de ouro por equipe, Chapecó a prata e Criciúma o bronze. O campeão Valdir, 53 anos e praticante de tiro esportivo há 23, foi alvo de muitas brincadeiras ao subir no pódio para receber sua premiação. “Deu zebra”, gritaram companheiros e adversários, numa referência jocosa aos muitos títulos conquistados por ele, tantos que tem dificuldade em lembrar. “É um monte, acho que são sete títulos de Jogos Abertos, nove Brasileiros e uns 18 catarinenses”.

Com 4,6 mil atletas de 78 municípios catarinenses, a 55ª edição dos Jasc é uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A competição, uma das maiores e mais tradicionais do Brasil, ocorrerá até a próxima sexta-feira, dia 18, nos municípios de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, com apoio de Erval Velho, Lacerdópolis e Ibicaré.

Texto Mario Medaglia

Lido 2358 vezes Última modificação em Quarta, 16 Dezembro 2015 21:51