Domingo, 05 Novembro 2017 22:06

Jasc se rende a talento que escreveu história dos Jogos Destaque

O lageano Nereu Alves de Sá, 69 anos, foi medalha de ouro na 7ª edição dos Jasc na prova dos 4x100 em 1966 em Lages O lageano Nereu Alves de Sá, 69 anos, foi medalha de ouro na 7ª edição dos Jasc na prova dos 4x100 em 1966 em Lages Nilton Wolff

Medalha de ouro na 7ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, na prova dos 4x100, o lageano Nereu Alves de Sá, 69 anos, foi homenageado neste domingo, 5, durante a premiação da mesma prova dos Jasc 2017. A família Sá (Nereu, Francisco, Osni e Edmundo) se destacou no cenário esportivo catarinense com 12 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e quatro de bronze. Além Lages, Francisco defendeu as cores de Joinville e Jaraguá. Osni foi goleiro antes de Raimundo Colombo, enquanto Edmundo jogou por Itajaí.

Nereu ficou emocionado com a homenagem recebida justamente no momento do encerramento da prova que até hoje está marcada em sua memória, como se fosse 1966. A competição foi no 1º Batalhão Ferroviário. A medalha conquistada naquela ocasião ele colocou no caixão do pai, que morreu oito antes depois. “Finalmente vou conseguir fazer uma réplica e essa aqui será mais uma para a coleção”.

Nos Jasc de 1968, em Mafra, Nereu conseguiu classificação para a final dos 4x100, mas não participou. Tudo por conta do concurso para ingressar no INSS. “Queriam que eu viesse de teco-teco, mas não tive coragem e optei por táxi porque tinha medo daquela coisa”. O ex-atleta retornou em seguida, mas não chegou a tempo de correr. Menos mal que passou no concurso e conquistou a sua medalha de ouro. A viagem da delegação entre Lages e Mafra foi de “Maria Fumaça”.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional de Lages.

Texto: Orlando Pereira

Lido 1458 vezes Última modificação em Segunda, 06 Novembro 2017 01:05