Segunda, 06 Novembro 2017 14:33

Mãe e filho trabalham juntos na ginástica dos Jogos Abertos Destaque

Josélia e Frederico Gonçalves; ela dirigente, ele árbitro; os dois participaram da última olimpíada Josélia e Frederico Gonçalves; ela dirigente, ele árbitro; os dois participaram da última olimpíada Foto: Alessandro Koizumi

Os Jogos Abertos de Santa Catarina reúnem muitas famílias para assistir às competições. Mas estar em família não se limita somente ao lado de fora das quadras. Dentro delas têm mãe e filho trabalhando juntos. Ou melhor, dentro dos tablados e elementos da ginástica. Este é caso da Jocélia e do Frederico Gonçalves, ela dirigente e ele árbitro da ginástica artística, que iniciou as competições na manhã desta segunda-feira, 6, em Lages.

Se uma mãe já costuma ser babona, imagina a de um árbitro internacional. Mas para Jocélia, a necessidade dos dois separarem as coisas é fundamental. “Eu tenho orgulho de trabalhar com ele. E sei que meu filho - assim como todos os árbitros - é capaz de exercer sua função”, destacou a dirigente.

Uma das experiências dos dois juntos aconteceu nas Olímpiadas do Rio. Jocélia ficou morando na cidade sede por quatro meses e era uma das responsáveis por organizar toda as competições da modalidade na disputa internacional. “Com certeza foi a melhor experiência da minha vida. Posso até estar novamente trabalhando em uma Olímpiada, mas não será como foi a em meu país”, lembrou.

Frederico foi um dos selecionados pela Federação Internacional de Ginástica para compor a equipe de árbitros da Rio 2016. Ele, que faz parte de categoria 2, numa escala de 1 a 4, na qual 4 são árbitros iniciantes e 1 os mais experientes, avaliou as provas de salto. “Nós, árbitros, estamos aptos para avaliar qualquer prova, mas na Olímpiada fiquei em uma específica”, contou Gonçalves.

O árbitro vivenciou um dos casos mais comentados nos Jogos do Rio, a fratura exposta sofrida pelo ginasta francês Samir Ait Said, um dos destaques da equipe. “Nos Jogos Olímpicos vivi algo completamente diferente do que estou acostumado aqui. Com certeza foi algo que me fez crescer muito profissionalmente”, avaliou.

Jasc: competição de alto nível

Além de Jocélia e Frederico, as competições da Ginástica Artística contam com outro nome olímpico. Valério Sato, que em Lages coordena a equipe dos árbitros, também esteve nas Olímpiadas do Rio.

Segundo Valéria, a oportunidade dos Jasc de ter nomes que puderem vivenciar a Olímpiada garante ainda mais o nível da competição. “Com o conhecimento obtido lá, conseguimos repassar informações para técnicos e treinadores aqui, afinal, a ginástica é um esporte muito subjetivo e que necessita desta troca”, enfatizou.

A coordenadora carrega consigo tabelas de elementos, que utiliza para avaliar as provas. “Esta tabela faz com que a gente veja de forma mais sábia e neutra, para que ninguém se sinta prejudicado”, explicou.

As provas de ginástica artística se estendem até terça-feira, 7. Ainda nesta segunda serão conhecidos os campeões por equipe e geral no feminino e nesta terça os vencedores por aparelho. A somatória das apresentações definirão o campeão geral da modalidade.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages.

Texto:  Matheus Reis

Lido 1438 vezes Última modificação em Segunda, 06 Novembro 2017 15:04