Terça, 07 Novembro 2017 11:15

Homenagem da Fesporte a autor de volta ao mundo Destaque

Lageano José Ferreira da Silva deu volta ao mundo há 50 anos de lambreta Lageano José Ferreira da Silva deu volta ao mundo há 50 anos de lambreta Marcelo Pakinha

Superar desafios é uma constante nos Jogos Abertos de Santa Catarina. E foi o espírito esportivo que motivou José Ferreira da Silva a superar desafios, e dar a volta ao mundo de lambreta há 50 anos. Em busca da valorização do esporte no Estado, a Fesporte homenageou nesta segunda-feira, 6, o jornalista radicado em Lages, com medalha dos Jasc 2017.

Honrado com a valorização, e o reconhecimento da Fesporte, o autor do livro O Aventureiro destacou a importância do maior evento poliesportivo do Sul do País. “Os Jogos Abertos mostram aos jovens que é preciso tomar iniciativa, em busca da superação de desafios para alcançar seus sonhos”.

Percurso de 85 mil quilômetros por terra, ar e mar

José Ferreira da Silva deu a volta ao mundo em exatos 359 dias. Em 1969, enquanto o homem ia à lua, um jovem decidia explorar a terra: conhecer novos costumes, história e cultura. Em cima de uma Lambreta modelo L.I 150, ano 1968. Passou por 54 países, 3 ilhas e 2 estados independentes. Percorreu em torno de 85 mil quilômetros, por terra, ar e mar.

O percurso foi estabelecido apenas com o mapa mundial de base. “Só nos países é que conseguia traçar o itinerário, com mapas ganhos em postos de combustível, doados, ou comprados nas livrarias das primeiras cidades onde chegava.”

O roteiro da viagem, que se transformou em livro, teve América do Sul, Central e Norte, Europa, Ásia até a Índia, Norte da África, até Marrocos. De volta a Europa, retornou de navio, fazendo escalas nas ilhas da Madeira, Cabo Verde, depois Dakar capital do Senegal e, no Brasil, a primeira escala em Recife. A obra Aventureiro tem 594 páginas, foi produzido em oito anos, e lançado em 2007.

Olavo de Moraes

Lido 1411 vezes