Terça, 07 Novembro 2017 11:51

Colchões com butiá e vôlei de saia: curiosidades dos Jasc Destaque

Em 1960, na primeira edição dos Jasc, duas atletas jogam vôlei de saia Em 1960, na primeira edição dos Jasc, duas atletas jogam vôlei de saia Acervo Blog Memória Esportiva de SC/Fesporte

Hoje, para participar dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), muitos atletas se hospedam em hotéis. Mas, nas primeiras edições, nos anos 60, a maioria das delegações ficavam em alojamentos. E era obrigação dos municípios sedes disponibilizar os colchões aos participantes. Na época, colchões de espuma eram raros e custavam caro.

Por isso a alternativa dos organizadores era disponibilizar pessoas a entrar na mata e colher crina de butiá para forrar os colchões. Consta que se chegou a forrar até 700 peças nos anos 70. Imagina-se o trabalho extra que era fazer esta ação pela Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jogos.

Mas não só os butiás eram peculiaridades das primeiras edições dos Jasc. Em 1960, por exemplo, há uma foto famosa que mostra jogadoras do voleibol praticando a modalidade de saia.

A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com Agencia de Desenvolvimento Regional e prefeitura de Lages.

Texto: Antonio Prado

48 9 9696-3045