Sábado, 13 Junho 2015 19:28

Etapas dos Jogos Escolares envolvem mais de 80 mil estudantes Destaque

(1 Voto)
Atletismo está na programação da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina Atletismo está na programação da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina Foto: Antonio Prado

A edição 2015 dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos envolvem em todas as suas etapas classificatórias – escolar, municipal, microrregional, regional e estadual – mais de 80 mil estudantes. No total foram 82.789 estudantes inscritos na competição este ano, sendo 41.732 no masculino e 41.057 no feminino. Quando se analisa o total de inscritos o número salta para 102.335 pessoas inscritas incluindo estudantes e professores que atuam como treinadores.

Clique aqui e baixe o boletim com resultados e programação

Os Jesc foram criados em 1973. As disputas das etapas microrregionais regionais são divididas e quatro regiões: Regional Leste-Norte (cuja regional foi disputada em Timbó), Regional Oeste (disputada em Itapiranga), além da Regional Sul (que está ocorrendo em Braço do Norte) e Regional Centro Oeste (sendo disputada em Lages).

Nas etapas regionais os estudantes disputam os títulos de futsal, handebol, vôlei e basquete. O campeão garante classificação para a etapa estadual dos Jesc que ocorre de 18 a 21 de julho em Caçador. Além destas modalidades as regionais classificam o campeão e o vice do badminton, xadrez e tênis de mesa.

Já na etapa estadual dos Jesc, além das modalidades que são disputadas nas etapas regionais, se incluem na programação o atletismo, a ginástica rítmica, o judô e natação. Os campeões das modalidades na etapa estadual formam a seleção de Santa Catarina que participará da etapa nacional da competição que são os Jogos Escolares da Juventude, que ocorrem este ano de 3 a 12 de setembro em Fortaleza, Ceará.

Os Jesc são disputados nas etapas escolar, municipal, microrregional, regional e estadual (Foto: Antonio Prado)

Para Marcelo Kowalski, presidente da Fesporte, a cada ano o Estado de Santa Catarina se consolida como uma das grandes forças do esporte escolar no Brasil. “Todos os anos quando participamos dos Jogos Escolares da Juventude, disputamos os três primeiros lugares com Rio de Janeiro e São Paulo, ou seja, entre todos os Estados brasileiros sempre estamos brigando na ponta da tabela e isso mostra a força do esporte escolar do nosso Estado, graças a eventos como os Jogos Escolares de Santa Catarina”, enfatiza Kowalski.

Confira os números da edição 2015 dos Jesc, evento promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte em parceria com as prefeituras, Secretarias de Desenvolvimento Regional e Secretaria Estadual de Educação:

INSCRIÇÃO GERAL NOS JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA 12 A 14 ANOS NO ANO 2015

• 102.335 ALUNOS-ATLETAS E PROFESSORES-TÉCNICOS

• 41.732 MASCULINOS E 41.057 FEMININOS

• 1.225 ESCOLAS

• 656 ESCOLAS ESTADUAIS – 428 MUNICIPAIS – 131 PARTICULARES – 1 FEDERAL

• 283 MUNICÍPIOS [Equivalente a 95,9% do total de municípios de SC]

• 36 SDR [Equivalente a 100% do total de Secretarias de Desenvolvimento Regional de SC]

• MUNICÍPIOS POR REGIÃO – 79-OESTE, 61-CENTRO OESTE, 62-LESTE NORTE E 81-SUL.

• ESCOLAS POR REGIÃO - 251-OESTE, 212-CENTRO OESTE, 348-LESTE NORTE E 414-SUL

MÉDIA ETAPA REGIONAL (MÉDIA POR ETAPA)  – 1.100 PESSOAS ENVOLVIDAS DIRETAMENTE JOGOS ESCOLARES DE SC 12 A 14 ANOS/2015

• 32 MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

• 1.000 ALUNOS/ATLETAS CLASSIFICADOS