Atenção

Árbitro da Fifa é atração nos Jesc Etapa Lages Destaque

(1 Voto)
Árbitro da Fifa é atração nos Jesc Etapa Lages Pablo Gomes/SDR Lages

A fase regional Centro-Oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), em Lages, tem apresentado boas disputas e destaques dentro e fora das quadras. E uma das atrações da competição, que termina nesta segunda-feira, está no banco de reservas dos times de futsal feminino e masculino da cidade anfitriã.

O técnico Gean Coelho Telles, de 40 anos, foi atleta dos Joguinhos Abertos promovidos pela Fesporte durante a adolescência. Mas aos 20 anos decidiu ir para o outro lado do balcão e entrou para a arbitragem. Começou apitando jogos escolares, amadores e profissionais de âmbito local, e hoje é um dos principais nomes do planeta.

Desde 2006, o lageano é árbitro da Fifa. Único catarinense, ele é o mais antigo entre os quatro brasileiros no mais seleto quadro do mundo, tendo em seu currículo importantes competições como o Pan de 2007 no Rio de Janeiro; a Libertadores, da qual participou no mês passado, no Uruguai; e a Liga Nacional brasileira, em disputa neste momento.

O próximo compromisso internacional deve ser o Mundial de Futsal, em 2016, na Colômbia. E antes de completar 45 anos e encerrar a carreira na Fifa, Gean espera atuar na Olimpíada de 2020 em Tóquio, no Japão, já que em 2016, no Rio, o futsal ainda não será uma modalidade olímpica.

Enquanto professor de Educação Física e técnico das equipes do Colégio Santa Rosa, que representam Lages nos Jesc, Gean procura manter uma postura discreta e passiva em relação aos árbitros da competição, em sua maioria jovens em início de carreira e que têm no próprio Gean uma referência mundial.

“Tento não falar e não influenciar na arbitragem, e peço isso aos meus atletas. Busco me concentrar na parte técnica e tática da minha equipe, pois estou aqui como técnico, e não como árbitro”.

Cercado por adolescentes de 12 a 14 anos, Gean sabe da importância dos jogos escolares e tem ciência de que é justamente nessa idade que os atletas começam a despontar para o sucesso.

“Os grandes campeões passam antes por jogos escolares. É agora que começam a surgir os contatos, os testes, as peneiras e as ofertas de bolsas de estudo em escolas que investem no esporte. Nas fases decisivas das competições aparecem também os olheiros, então esse é um momento muito importante na vida do atleta, pois é a transição entre a infância e a adolescência. Mas o sucesso na carreira é uma loteria para poucos”.

Depois da fase regional dos Jesc 12/14 anos, carinhosamente chamada de Jesquinho, o próximo compromisso de Gean é com a categoria 15/17, o Jescão, da qual ele também participará como técnico dos times de futsal feminino e masculino na fase microrregional, que ocorre de 2 a 5 de julho, novamente em Lages.

Pablo Gomes

Jornalista / SC-01922-JP