JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 328

Domingo, 11 Outubro 2015 00:38

Praça cheia na abertura dos Jesc e Parajesc em São Miguel Destaque

Chama da integração é destaque nas etapas estaduais dos Jesc e Parajesc, em São Miguel do Oeste. Chama da integração é destaque nas etapas estaduais dos Jesc e Parajesc, em São Miguel do Oeste. Pamela Marin/Fesporte

A Praça Walnir Bottaro Daniel, no centro do município de São Miguel do Oeste, foi palco da abertura oficial das etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes com idades entre 15 e 17 anos e os Jogos Escolares Paradesportivos de SC (Parajesc) na modalidade tênis de mesa. Diversas autoridades, atletas e treinadores participaram do ato solene, realizado neste sábado, dia 10, que contou com luzes, música, fogos e até uma amazona que conduziu o fogo olímpico.

Presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Oswaldo Juncklaus, em discurso.

O presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Oswaldo Juncklaus, afirmou que o esporte escolar tem cumprido o seu papel de forma brilhante, possibilitando o acesso saudável à prática esportiva. “Acompanhamos importantes atletas sendo revelados pelo esporte de base. O recurso investido é muito bem aplicado pelo Governo do Estado”, declara.

Para o secretário Regional, Wilson Trevisan, Santa Catarina se desenvolve não somente no esporte, mas em diversas áreas. “Somos um Estado que colecionamos índices e isso é fruto do crescimento de Santa Catarina, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar”, ressalta. Durante seu discurso, Trevisan entregou uma camiseta ao prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar da campanha “Drogas. Não dá mais para aceitar”. “O esporte é um importante aliado no combate a esse mal que aflige muitas famílias”, frisou o secretário Regional.

O prefeito João Valar lembrou que São Miguel do Oeste já sediou outro importante evento estadual neste ano: os Parajasc. “Nossa cidade recebe a todos com muita satisfação, pois o incentivo ao esporte é cada vez mais necessário”, disse. Os dois eventos são uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as SDRs e prefeituras municipais. Foram investidos R$ 80 mil de recursos estaduais nas competições.

O juramento foi feito pela atleta Lilian Balbinot, do basquete da Associação de Basquete de São Miguel do Oeste (Abasmo). Na entrada da tocha, uma surpresa: a amazona Suelen Schnaider conduziu o fogo olímpico em seu cavalo, passando para as atletas Hellen Barth Putti, Caroline Lorenski da Costa e Eduarda Decol que acendeu a pira olímpica. Todas as estudantes praticam basquetebol pela Abasmo/La Salle Peperi.

Números

Estão inscritos nas modalidades ofertadas das duas competições 542 atletas das 73 escolas que se destacaram nas etapas regionais. Os estudantes que disputariam o atletismo não estão contabilizados nesse índice, pois a modalidade foi cancelada devido à forte chuva que atingiu a região Centro Oeste. Os alunos campeões dos Jogos Escolares irão disputar a etapa nacional, em Londrina (PR) de 12 a 21 de novembro. Já a Paralimpíada Escolar está marcada para acontecer de 23 a 28 de novembro, em Natal (RN).

Informações adicionais para a imprensa

Gisele Vizzotto

Secretaria Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste