JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 331

Sexta, 04 Dezembro 2015 23:53

Basquete masculino dá primeiro troféu a Jaraguá do Sul Destaque

Jaraguá é campeão no basquete masculino. Jaraguá é campeão no basquete masculino. Epa Machado (Fesporte)

O basquete masculino dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) tem um novo campeão. Nesta sexta-feira (4), penúltimo dia de disputas, em Jaraguá do Sul, o time da casa fez a final com Blumenau e conquistou o seu segundo título da modalidade na história da competição com uma vitória consagradora. Os atletas do técnico Alexandre Stange tiveram uma atuação de gala e Jaraguá do Sul venceu por 67 x 40, garantindo o primeiro troféu desta edição da Olesc para o time da cada.

Desde o início do jogo o time de Blumenau, do técnico Sérgio Carneiro, não conseguia parar as investidas do anfitrião e, além disso, errava muito no ataque. O desequilíbrio foi tanto que, ao final do primeiro período, Jaraguá do Sul vencia por 23 x 6, e o segundo período fechou com vantagem de 44 x 14 para Jaraguá, placar que praticamente garantia o título.

Nos dois últimos períodos, de 10 minutos cada, o time da casa tratou de controlar o jogo e fazer o tempo passar, enquanto Blumenau tentava correr contra o tempo. O terceiro período terminou com a diferença diminuindo: 58 x 28 para Jaraguá do Sul, um placar ainda muito sossegado, tanto que o time da casa fechou o jogo sem jamais ser ameaçado. Faltando 90 minutos para acabar a partida, com vantagem de 67 x 36, a torcida de Jaraguá do Sul soltou o grito de “é campeão, é campeão, é campeão...”

“Conseguimos esse título graças à união da nossa equipe, à vontade de vencer e, principalmente, ao talento individual de cada um desses garotos”, afirmou o técnico Alexandre Stange. “Nos preparamos muito para essa competição. E a largada com grande vantagem no placar foi decisiva para essa conquista. O trabalho no nosso sistema de defesa foi fantástico e a nossa capacidade ficou comprovada em quadra”, comemorou Alexandre Stange.

Na história da Olesc, Blumenau tem dois títulos e, agora, ficou com o terceiro vice-campeonato na modalidade, enquanto Jaraguá do Sul passa a ter dois títulos e dois vice-campeonatos. O Joinville foi o campeão na edição anterior e, neste ano, foi eliminado na semifinal por Blumenau. A decisão foi disputada no ginásio de esportes Arthur Müller.

Na preliminar, Joinville e Porto União jogaram pela medalha de bronze. Porto União venceu por 70 x 61 e ficou com o terceiro lugar, e Blumenau terminou a competição em quarto. Joinville tem, na história, quatro títulos e duas medalhas de prata no basquete masculino da Olesc, enquanto Porto União nunca esteve na final.

No basquete feminino, o penúltimo dia de disputas na Olesc definiu os finalistas, também com jogos no ginásio Arthur Müller. Na primeira partida, Itajaí eliminou Balneário Piçarras por 59 x 40 e garantiu vaga na decisão deste sábado (5). O adversário será o Criciúma que, na outra semifinal, derrotou o time da casa por 47 x 34. Itajaí só chegou à final uma vez, em 2005, e ficou com a medalha de prata. E Criciúma é a primeira vez que disputa uma decisão no basquete feminino. Nessa modalidade, Jaraguá do Sul é o maior campeão, com cinco títulos.

A Olesc é disputada por atletas escolares de 13 a 16 anos. A 15ª edição, que envolve mais de 3.000 atletas de 75 municípios, é uma promoção do Governo de Santa Catarina, com realização da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Jaraguá do Sul.

Texto: Geraldo De Cesaro

Lido 3214 vezes