Sábado, 24 Agosto 2019 18:48

A experiência do forte handebol egípcio para Massaranduba Destaque

Ahmed Fathalla pôde enfim estrear como técnico no regional da Olesc, em Camboriú Ahmed Fathalla pôde enfim estrear como técnico no regional da Olesc, em Camboriú Foto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Desde 2013, o egípcio de Almahalla, Ahmed Fathalla, tem agregado importantes valores ao projeto de handebol nas cidades de Massaranduba, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Jogador de handebol em sua terra natal, chegando ao principal clube, o Elgiegh, time do exército do Egito, Ahamed trouxe toda a sua experiência e começou a trabalha como voluntário em projetos esportivos nas três cidades do Norte catarinense.

Mas faltava algo ainda para o jovem técnico de 29 anos. Por não ser filiado ao Conselho Regional de Educação Física (Cref), Ahmed não podia atuar em quadra. É que ele ainda não tinha formação em Educação Física, até que concluiu recentemente, no dia 26 de julho, o curso de licenciatura em Educação Física. A restrição acabou na última sexta-feira, 16, quando recebeu enfim a carteira do Cref e, pela primeira vez, poderá comandar os atletas dentro de quadra.

“Esse projeto é a principal semente que quero deixar plantada, para tentar levar atletas para o caminho certo”, explica Ahmed. Ele conta que pretende voltar ao Egito, ainda sem data definida, mas está tratando da cidadania brasileira também.

O handebol de Massaranduba é um dos que mais tem crescido na região Norte do estado. Auxiliada pelo professor Gustavo Rietter, o time masculino lidera a chave B, depois de ter vencido Jaraguá do Sul por 22 a 16, no primeiro dia de competição, e São Bento do Sul por 29 a 14, neste segundo dia. A equipe entra na quadra do Ginásio Barra, em Balneário Camboriú, no domingo, 25, às 18h, contra a equipe da casa. Segundo Ahmed, a equipe vai tentar brigar pelo título da modalidade, no masculino. Já no feminino, o projeto ainda é bastante inicial e levará algum tempo para começar a obter importantes conquistas. Mas ele destaca ainda que a parceria com a prefeitura de Massaranduba tem sido fundamental.

O projeto, denominado Dinamizando o Esporte, é uma iniciativa da Prefeitura de Massaranduba, que leva escolinhas de vôlei, handebol e futsal ao interior do município, em parceria com o Centro de Treinamento Pró-Esporte (CTPE), que conta com 120 jovens praticantes de handebol, totalizando 400 atletas de base com as modalidades de vôlei e futsal. O projeto ainda tem o objetivo de, em curto prazo, montar a equipe de handebol adulta. Rietter destaca ainda a importância da parceria com a prefeitura de Massaranduba no desenvolvimento esportivo no município.

Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

Lido 4314 vezes Última modificação em Segunda, 04 Julho 2022 17:07