Quarta, 19 Agosto 2015 19:33

Preta, da Fesporte, ama trabalhar no esporte escolar Destaque

Marilene Juvenardi, a Preta, em ação trabalhando nos Jogos Escolares de Santa Catarina Marilene Juvenardi, a Preta, em ação trabalhando nos Jogos Escolares de Santa Catarina Foto: Antonio Prado

“Preta, preta, pretinha...”, o trecho da música que foi sucesso na voz de Moraes Moreira é sempre cantarolado pelos amigos mais chegados. É a forma carinhosa para homenagear Marilene Juvenardi, funcionária da Gerência de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte. “Sou Marilene, mas as pessoas só me conhecem por preta”, enfatiza a própria.

Preta revela que o apelido veio de infância, em São Miguel do Oeste, onde nasceu, dada pelos pais, já que foi a única a nascer com os cabelos pretos em um grupo de irmãs loiras, oriundas de uma família descendentes de alemães e italianos.

Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) com pós-graduação em Metodologia de Ensino pela Universidade Federal da Santa Catarina (Ufsc), Marilene Juvenardi entrou na Fesporte em 2000. Antes passou por escolas públicas de São Miguel do Oeste (Escola Estadual Básica São Miguel) Itapema (Escola Anita Garibaldi) e Florianópolis (Escola Antonieta de Barros) atuando como professora de educação física.

A vinda para a Fesporte veio atender a uma necessidade de adequar a profissão com o tratamento de saúde. “Sou portadora de doença celíaca e como nas cidades que trabalhava não tinha tratamento adequado vim trabalhar em Florianópolis, onde consegui tratamento. Um dia ao participar de um curso uma amiga que trabalhava na Fesporte me sugeriu a transferência para instituição, pois eu já não estava mais conseguindo ministrar as aulas por conta das crises que tinha devido a doença”, lembra Preta.

Marilene, que tem 15 anos de Fesporte, durante a premiação de um dos eventos da instituição (Foto: Antonio Prado)

Em quase 16 anos de Fesporte Preta já desenvolveu inúmeras atividades: trabalhou na parte financeira e na Gerência de Esporte de Base e Inclusão. Nestas pastas desenvolveu diversas ações nos eventos esportivos da Fesporte: coordenou a parte de hospedagem e alimentação, participou do cerimonial de premiação, coordenou as etapas Leste-Norte dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) 12 a 14 anos, além de integrar, nos últimos 12 anos, a delegação de Santa Catarina que disputa todos os anos a etapa nacional dos Jesc, ora como responsável do setor financeiro, ora como oficial técnico.

Instigada a dizer o que representa a Fesporte em sua vida, Preta foi enfática: “A paixão pela Fesporte é grande, pois através desta fundação contribuo com o meu trabalho para desenvolver o esporte escolar de Santa Catarina. E o importante é saber que nestes quase 16 anos de dedicação não conheço um jovem que passou por nossas competições esportivas que esteja jogado nas drogas, por isso amo o que faço”.

Mas como traduzir em palavras a pessoa da “Preta da Fesporte”? Maria de Fátima, que é sua conterrânea e trabalha no setor de controle interno da Fesporte tem a definição: “A Preta, como profissional, é perfeccionista, competente, detalhista e com grande capacidade técnica naquilo que faz. Como pessoa é amiga, solícita e sempre preocupada em ajudar o próximo”, finaliza.

Antonio Prado

Lido 2467 vezes Última modificação em Quarta, 19 Agosto 2015 19:39