Publicado em Jasti
Escrito por

Micros dos Jasti movimentam mais de 36 cidades em abril

A etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) será realizada entre os dias 20 a 24 de maio Gaspar, mas neste mês de abril e início de maio as etapas microrregionais do evento ocorrem em mais de 36 cidades. As competições, que reúnem atletas com idade a partir de 60 anos, envolvem bocha, bolão, canastra, dominó e truco, além de dança coreográfica, que se divide em dança popular e livre.

Para a etapa estadual em Gaspar classificam-se o campeão e vice do dominó, truco e canastra e das demais modalidades o campeão. Os Jasti estão na 12ª edição e são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras.

Até o momento já foram realizadas as etapas microrregionais em São Miguel do Oeste, Maravilha, Joaçaba, Arroio Trinta, Camboriú, Navegantes, Itajaí, Laguna, Mafra, Canoinhas, Lages, Bom Retiro, Palma Sola, Itapiranga, Arvoredo, Ascurra e São Ludgero.

Neste dia 17 de abril ocorrem as etapas microrregionais em Canelinha, Águas de Chapecó, e União do Oeste.

Confira as demais datas de abril

Dia 20 – Caçador

Dia 23 -  Palhoça, Presidente Nereu e Pomerode 

Dia 24 – Palhoça, Nova Veneza,   Rio do Campo, Xaxim e Barra Velha

Dia 25 – Palhoça,  Nova Veneza, Xaxim, Imbuia, Massaranduba

Dia 26 – Nova Veneza, Capivari de Baixo

Dia 27 – Nova Veneza, Sombrio

Dia 30 – Galvão

Dia 2 Maio -  Caxambu

Dia 3 Maio – Santa Cecília,  ADR Campos Novos (sede a definir)

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Definidos os locais de competições dos Jasti

A cada dia que passa os participantes, com idade a partir de 60 anos, contam os dias para o início da etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. No período de 20 a 24 de maio Gaspar recebe cerca de 2.500 idosos, que participarão de disputas que envolvem bocha, bolão, canastra, domínio, truco, voleibol, handebol e dança.

Os Jasti, em sua etapa estadual, são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Gaspar.

Enquanto as disputas não começam, é hora de conhecer os locais de competições. Confiram abaixo. 

 

BOCHA

CLUBE BLUMENAUENSE DE CAÇA E TIRO (2 canchas) R. Itajaí, 2560 - Vorstadt – Blumenau

BELA VISTA COUNTRY CLUB (2 canchas) Rua Anfilóquio Nunes Píres, 5300 - Bela Vista – Gaspar

SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA ALMIRANTE TAMANDARÉ (1 cancha) Estrada Geral do bairro Lagoa, Km 9, Gaspar

ARD CANARINHOS (1 cancha) R. Pedro Isense - Coloninha – Gaspar

SOCIEDADE RECREATIVA ESPORTIVA GASPARINHO (1 cancha) Rua Itália, s/n - Alto Gasparinho – Gaspar

SOCIEDADE RECREATIVA 9 DE AGOSTO (1 cancha) Rodovia BR 470, Km 31 – Gaspar

 

BOLÃO

SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL SALTO DO NORTE R. Eng. Udo Deeke, 1546 - Salto Norte, Blumenau

 

CANASTRA

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CLASSISTA BUNGE Rod. Jorge Lacerda, 4261 - Sete de Setembro – Gaspar

 

DOMINÓ

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CLASSISTA BUNGE Rod. Jorge Lacerda, 4261 - Sete de Setembro – Gaspar

 

TRUCO

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CLASSISTA BUNGE Rod. Jorge Lacerda, 4261 - Sete de Setembro – Gaspar

 

VOLEIBOL

GINÁSIO DA EEB FREI GODOFREDO Rua Manoel Bittencourt, 330 – Sete de Setembro – Gaspar

GINÁSIO DA EEB IVO D´ÁQUINO Rua José Honorato Muller, 259 - Coloninha – Gaspar

 

HANDEBOL

GINÁSIO MUNICIPAL WILMAR SULY PEREIRA (BELA VISTA) Rua Adriano Kormann, s/n - Bela Vista – Gaspar

 

DANÇAS

GINÁSIO PREFEITO JOÃO DOS SANTOS Rua Itajaí, 2.300 - Sete de Setembro – Gaspar

 

BAILE

SOCIEDADE ALVORADA Rua Cel. Aristiliano Ramos, 72 – Centro – Gaspar

 

 

CONFIRA O MAPA: 

Legenda de ícones do mapa

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Divulgada programação dos Jogos da Terceira Idade de 2019

Fique por dentro da programação dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). A etapa estadual da 12ª edição do evento acontece em Gaspar, de 20 a 24 de maio, mas as delegações já deverão estar presentes no dia 19, quando ocorre o congresso técnico das modalidades. Abertura oficial está prevista para a noite de 20 de maio, no Ginásio Municipal Prefeito João dos Santos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA DE COMPETIÇÃO JASTI 2019 - GASPAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIO

 

 

 

DOM/19

SEG/20

TER/21

QUAR/22

QUI/23

SEX/24

 

 

MATUTINO

X

X

COMP: BOCHA, BOLÃO, CANASTRA, DOMINÓ, TRUCO, HANDEBOL, VOLEIBOL

COMP: BOCHA, BOLÃO, CANASTRA, DOMINÓ, TRUCO, HANDEBOL, VOLEIBOL

COMP: BOCHA, BOLÃO, CANASTRA, DOMINÓ, TRUCO, HANDEBOL, VOLEIBOL

COMPETIÇÃO / ENCERRAMENTO

 

 

VESPERTINO

CONGRESSO

TÉCNICO

X

COMP: BOCHA, BOLÃO, CANASTRA, DOMINÓ, TRUCO, HANDEBOL, VOLEIBOL

COMPETIÇÃO: BOCHA, BOLÃO / BAILE MATINE

COMP: BOCHA, BOLÃO, CANASTRA, DOMINÓ, TRUCO, HANDEBOL, VOLEIBOL

X

 

 

NOTURNO

X

ABERTURA

COMPETIÇÃO: DANÇA FOLCLÓRICA

COMPETIÇÃO: DANÇA COREOGRÁFICA

COMPETIÇÃO: DANÇA DE SALÃO

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Jasti: novo prazo é até sexta-feira!

Atenção dirigentes. Em virtude de problemas técnicos em nosso site, a Fesporte definiu uma nova data como Prazo Final – Termo de Desistência, Envio da Relação Nominal para Etapa Microrregional. Agora do dia 2 passa para a próxima sexta-feira, dia 5 de abril. 

Publicado em Jasti
Escrito por

Jogos da Terceira Idade batem recorde de inscritos em 2019

Os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) bateram novo recorde de municípios inscritos. O período de inscrições para 12ª edição do evento, encerrado na última sexta (29/3), totalizou 232, maior número de municípios já inscritos para a etapa microrregional desde a primeira edição dos Jasti, em 2007. Quase 80% dos municípios catarinenses participarão dos Jasti 2019. 

Em 2018, o total de municípios participantes chegou a 217, na primeira etapa. O crescimento de municípios pode representar um aumento de cerca de mil atletas em relação à última edição. A estimativa é que o número de atletas, somando os 36 eventos da etapa microrregional, possa se aproximar dos 9 mil atletas.

Segundo o diretor de esporte da Fesporte, Valdeci da Silva, esse crescimento é resultado da divulgação do evento nos encontros com dirigentes municipais de esportes e prefeitos. "Temos viajado por diversas regiões do estado divulgando os eventos da Fesporte e nosso calendário esportivo, incentivando a participação. A expectativa é que outros eventos também apresente crescimento de participação em 2019", explicou.

As microrregiões têm o prazo de 5 a 30 de abril para realizarem seus eventos nesta primeira etapa, da qual saem os classificados para o estadual, que acontece em Gaspar, de 20 a 24 de maio. 

  • Texto: Heron Queiroz/Ascom/Fesporte

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Para participar dos Jasti fique atento ao prazo!

Atenção dirigente esportivo. Quer participar dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina? Então fique ligado no prazo! Nesta terça-feira, dia 2, é o fim do prazo para o envio da relação nominal ou termo de desistência!

Publicado em Jasti
Escrito por

Fesporte define logo dos Jogos Abertos da Terceira Idade de SC

Por Heron Queiroz

A Fesporte disponibiliza a nova marca dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). O design foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e Marketing, com a aprovação do presidente Rui Godinho. 

A leveza do evento é expressa por um casal de idosos que sustenta a palavra "Jasti", formada por cores, em cada uma de suas letras, que remetem aos cinco continentes e as cores da bandeira de Santa Catarina, representando a formação do povo catarinense e seus colonizadores, ao mesmo tempo expressa o esporte como uma cultura universal.

A marca chega não somente como definição da identidade da 12ª edição do evento, que acontece de 19 a 24 de maio, em Gaspar, mas como logo permanente para as próximas edições, para as quais serão feitas as adequações.

Faça download das logos nos formatos PDF ou PNG

PDF Logo Permanente 

PDF Logo Gaspar 

PNG Logo Permanente

PNG Logo Gaspar

 

OUÇA A MATÉRIA:

Publicado em Jasti
Escrito por

Comunicado Fesporte - Cadastro de inscrições de atletas Jasti

Comunicado Fesporte

 

Informamos que o cadastro de inscrição de atletas para os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) estará inativo até o dia 13 de março por instabilidade no sistema.

 

Diretoria de Esportes

Publicado em Jasti
Escrito por

Fesporte e Gaspar definem estrutura dos Jasti

Por Heron Queiroz 

Uma equipe técnica da Fesporte reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 8, em Gaspar com os dirigentes da Fundação de Esportes do município para tratar da estrutura que sediará os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), de 19 a 24 de maio. Locais de competição, de alimentação, de alojamentos e da Comissão Central Organizadora (CCO) foram discutidos, além de outros assuntos como atendimento médico, hotéis e estrutura para transmissão ao vivo.

O presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar, José Carlos de Carvalho Junior, apresentou a estrutura que deverá receber os jogos envolvendo cerca de 2 mil participantes com idade a partir dos 60 anos. Uma lista com proposta de 17 locais de competição que está sendo avaliada pela comissão técnica da Fesporte e deverá ser definida até final de março. 

Serão oito modalidades em disputa: bocha, bolão, handebol, voleibol, dominó, canastra, truco e dança (livre, popular e de salão). Por questões técnicas, o bolão será disputado na vizinha Blumenau, em local cujas propostas estão entre as demais a serem homologadas.

O diretor de esporte da Fesporte, Valdeci da Silva, considerou bastante produtiva a reunião. "Estamos bem alinhados com o Município de Gaspar e seguros de fazer um belo evento, que marcará positivamente o início de um ano esportivo bastante proficiente", disse ele.

Este será o primeiro dos 10 grandes eventos esportivos do calendário deste ano, ou seja, em âmbito estadual. Isso porque a etapa microrregional da programação dos Jasti 2019 ocorre de 5 a 30 de abril, definindo os classificados para a fase estadual.

Os Jasti são promovidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Gaspar.

Publicado em Jasti
Escrito por

Fesporte e Gaspar alinhadas para a realização dos Jasti

Por Júlio Castro

Os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) entrou, definitivamente, na pauta de encaminhamentos prioritários da atual gestão da Fesporte. A competição, que acontecerá no período de 19 a 24 de maio, vai reunir em Gaspar, no Vale do Itajaí, mais de 2 mil participantes com idades a partir de 60 anos que irão representar aproximadamente 180 municípios catarinenses.

Na tarde de quinta-feira, dia 24, quatro representantes da prefeitura de Gaspar, entre eles o presidente da Fundação Municipal de Esportes José Carlos de Carvalho Júnior, foram recebidos pela diretoria da Fesporte para o alinhamento da competição. Em audiência com o presidente Rui Godinho, os dirigentes receberam a garantia do apoio total à realização do evento.

“Foi nosso primeiro de muitos contatos que teremos com a direção da Fesporte. Juntos vamos trabalhar para realizar um grande Jasti”, comentou José Carlos de Carvalho, acompanhado do diretor de esportes Cláudio Roberto Ávila, do diretor administrativo Jeferson De Bus e o coordenador de eventos da Fundação Rinaldo Tatsch. A comitiva gasparense garantiu que já está em tratativas quanto a revitalização e definição dos locais de competições, assegurando que a cidade já ultima preparativos para alojar os visitantes e que todas a delegações serão muito bem recebidas.

Considerado um evento de inclusão social, os Jasti se consolidaram no calendário anual de competições da Fesporte como um dos eventos mais concorridos para pessoas da melhor idade. A socialização e o espirito competitivo de seus participantes estão entre suas principais características. No evento são disputados nove modalidades esportivas: bocha, bolão, vôlei e handebol adaptados, além de truco, canastra, dominó, dança de salão e dança coreografada.

 

 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Município de Gaspar será sede dos JASTI em 2019

Edenilson Leandro/ Especial para a Fesporte

O Conselho Estadual de Desportos (CED) se reuniu na tarde deste sábado (1), na Câmara de Vereadores de Timbó, cumprindo agenda dentro da Olesc 2018 que é realizada desde sexta (30), conjuntamente nas cidades de Timbó e Indaial. A disputa entre municípios catarinenses pelas sedes dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) movimentou a tarde. Gaspar foi a escolhida para receber o evento em 2019. Criciúma venceu a disputa com Joaçaba e vai sediar os Jasti de 2020.

A sede é definida pelos votos dos conselheiros, após analisarem relatórios técnicos e a defesa de candidatura feitas, em muitos casos, por prefeitos, secretários municipais e apresentações de vídeos sobre o município candidato. O CED é formado por 21 conselheiros, nem todos estavam na sessão deste sábado, mas houve quórum tranquilamente para a eleição das próximas sedes dos Jasti. Na disputa mais acirrada, Gaspar ficou com a sede do ano que vem ao receber oito votos, contra seis dados a Concórdia e dois para Laguna — Brusque e Camboriú também apresentaram candidaturas.

Para 2020, Criciúma obteve nove votos e Joaçaba, sete. Por envolver a terceira idade, os representantes das candidaturas foram bastante questionados sobre a capacidade da rede hoteleira, por exemplo - escolas são disponibilizadas para alojamento, mas a procura dos grupos por hotéis é grande. O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, fez a apresentação da cidade ao CED e comemorou com a equipe a eleição do município. "No ano passado já havíamos tentado ser sede em 2018 e perdemos. Agora, vamos comemorar esta conquista para 2019. É parte de nossa estratégia para o turismo ter eventos que Gaspar tenha estrutura para sediar", disse.

 

"É um evento diferente dos demais pelas características dos participantes. Movimenta hotéis, restaurantes, os pontos turísticos e, acima de tudo, chama a atenção para o trabalho com a terceira idade. É o que queremos despertar levando os Jasti 2019 para Gaspar", explicou.

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Concluídas as vistorias técnicas para os Jasti 2019

Por Antonio Prado

Depois de seis cidades visitadas, encerrou-se nesta sexta-feira, 26, em Gaspar, uma série de vistorias técnicas de integrantes da Fesporte aos municípios que se candidataram a serem sedes dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) 2019. As visitas começaram dia 22 por Criciúma e depois passaram por Brusque, Concórdia, Camboriú e Laguna. Após a visita da Fesporte, Criciúma desistiu da candidatura a exemplo de Jaraguá do Sul, que nem chegou a ser vistoriada. Agora são apenas cinco municípios na briga para sediar os Jasti 2019.

Nas visitas os integrantes da Fesporte observaram as condições dos locais de competições (iluminação, piso, dimensões, altura do ginásio, internet, sanitários, local para imprensa, secretaria, entre outros aspectos). São observados também condições de alojamentos e a logística para a montagem da Comissão Central Organizadora (CCO).

O próximo passo será a elaboração de um relatório técnico pela Fesporte, com todas as informações referentes aos locais visitados, que será encaminhado ao Conselho Estadual de Esporte (CED). 

A definição da escolha da sede dos Jasti 2019 será na reunião do CED, dia 2º de dezembro, na etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que será realizada em Indaial e Timbó. Os integrantes do CED escolherão o município vencedor por meio do voto direto, dia 2 de dezembro, após os representantes dos municípios defenderem suas candidaturas, programadas para ocorrerem no dia 1º,  por meio de uma explanação.

Em 2019 os Jasti estarão em sua 12ª edição. Em 2018 a etapa estadual, em Rio do Sul, reuniu cerca de 2 mil atletas com idades a partir de 60 anos, de 172 municípios. No evento são disputados nove modalidades esportivas: bocha, bolão, vôlei e handebol adaptados, além de truco, canastra, dominó, dança de salão e dança coreografada.

 

Pagina 1 de 16