Odilon Maia Martins, histórico personagem do esporte mundial, foi homenageado pelas confederações brasileira e mundial de remo após mais uma participação no campeonato mundial máster que aconteceu no último fim de semana em Banylon na Espanha.
A Fesporte apoiou financeiramente a ida da equipe do Clube de Regatas Aldo Luz na competição internacional e além de Odilon Maia Martins, representaram o estado o neto do remador, Diogo Martins e Luiz Carlos Dutra de Melo.
Odilon Maia Martins competiu na categoria 80+ e ao longo da programação do campeonato mundial uma série de homenagens foram feitas para o remador que faz história aos 96 anos participar de eventos que reúnem competidores de todo o planeta, além de seguir quebrando recordes no esporte brasileiro.
“Sou o remador mais antigo do mundo. Graças ao remo eu estou vivo e praticando esportes até agora. Comecei a remar aos 20 anos e desde então não parei mais. A minha média de treinamentos é de segunda-feira a sábado. Desde o início da minha carreira venci muitas provas e justamente por isso não parei de remar. Hoje sou bisavô e é uma satisfação enorme poder ser inspiração para minha família já que meu neto, Diogo Martins está aqui participando e competindo junto comigo”, celebrou.
Regulamento
Todos os remadores que participaram do campeonato mundial que competiram na categoria 80 + recebem uma homenagem da Federação Internacional de Remo, assim como aconteceu com Odilon Maia Martins.
O neto de Odilon, Diogo Martins (foto), destacou a emoção de estar participando de um evento que se torna novamente histórico para o esporte catarinense e e também para a sua família.
“Para um neto estar aqui estou sem palavras. Conseguir acompanhar o seu Odilon aqui pleno, bem fisicamente e remando não tem explicação. É um sentimento muito especial que representa na vida de um neto. Acabamos pegando o barco a poucos minutos do início da prova o que prejudicou a nossa participação na regata mas independente de resultados, o importante é estar aqui com ele participando”, explicou.
O remador mais longevo do mundo ainda finalizou a sua participação no mundial mandando um recado para a comunidade esportiva de Santa Catarina. “Eu indico o remo para todo mundo, porque o remo tem um grande objetivo de fazer com que as pessoas vivam com mais saúde. O remo é a minha vida”, concluiu
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
No último domingo (14), o paradesporto viveu mais um dia histórico para o segmento após o retorno das competições de uma etapa estadual dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, agradeceu presencialmente o município de Blumenau por sediar as competições de natação que ocorreram na piscina da Furb em Blumenau.
A Fesporte agradeceu a presença Patrícia Lueders, presidente do Conselho Estadual de Educação assim como a vice-prefeita local, Maria Regina de Souza Soar, Bruna Regina Daniel, secretária de inclusão de Blumenau o representante do Conselho Estadual de Esportes, Emerson Leobet, e presidente da Fundação Municipal de Esportes de Lages, Tyrone Machado.
Representando o município de Blumenau estavam o secretário de esportes, Sérgio Galdino e o vereador local, Egídio Beckhauser.
O presidente da Fesporte, Jeferson Batista, acompanhou as competições in loco e falou sobre a semana do Parajasc que irá movimentar todo o paradesporto de Santa Catarina com o governo de Santa Catarina promovendo uma histórica etapa estadual.
"Hoje foi só o primeiro dia e já vivemos lindos momentos aqui nas competições de natação que aconteceram em Blumenau. O Parajasc gera um sentimento todo especial na história de Santa Catarina e é uma honra estar a frente da Fesporte na véspera de mais uma etapa estadual. Agradecer o município de Blumenau por receber as competições de natação e principalmente a prefeita Carmen Zanotto já que a partir desta terça-feira (16), Lages inicia oficialmente o período de competições que segue até o próximo domingo (21), reunindo 74 municípios do estado" explicou Jeferson.
A expectativa foi corroborada por Carmen Zanotto durante o domingo de competições.
“Lages agradece a Blumenau, à prefeita em exercício, Maria Regina, e à Furb, por ter acolhido uma demanda discutida junto com a Fasc, porque as nossas preocupações eram dar a melhor acolhida aos nossos paratletas e garantir a temperatura adequada da água aos competidores. A natação em Blumenau foi o ponto de largada no Parajasc, que agora irá para Lages. Praticamente 2.500 atletas inscritos; convidamos a todos para darmos continuidade aos Jogos, símbolo de inclusão. Lages está preparada; a rede estadual de ensino abrigará as delegações em 17 unidades, com a devida acessibilidade" afirmou.
Também representaram a Fesporte o coordenador geral do Parajasc e gerente de esporte de participação, Wilian Scheffer e a diretora de paradesporto, Fayola Daiane Bueno da Silva.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
A delegação de Santa Catarina que participou dos Jogos da Juventude desde o dia 10 de setembro em Brasília (DF), terminou o primeiro bloco de competições do evento nacional no terceiro lugar geral do quadro de medalhas.
O estado conquistou 36 medalhas nas modalidades natação, ginástica artística, tênis de mesa, atletismo, e ciclismo. Apenas a modalidade tiro com arco não obteve medalhas nos primeiros dias.
Após o término das competições, o quadro de medalhas dos Jogos da Juventude posicionou Santa Catarina na terceira posição atrás apenas de São Paulo que lidera e pParaná na segunda posição.
A delegação catarinense somou 14 medalhas de ouro, nove medalhas de prata e 13 medalhas de bronze.
Após um intervalo no período de competições neste domingo (14), o segundo bloco do evento nacional inicia na segunda-feira (15).
Até o fim dos Jogos da Juventude 2025 que seguem até o dia 25 de setembro, Santa Catarina contará com a participação de 240 atletas nas competições.
Assessoria de comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994
O atleta catarinense participante dos Jogos da Juventude, Pedro Faustino, atingiu um marco histórico na sexta-feira (12) de competições em Brasília (DF).
Campeão da prova de lançamento de dardo, o catarinense ainda quebrou um recorde que perdurava há 22 anos na história do principal evento nacional do esporte de base olímpico brasileiro.
Pedro Faustino é natural do município de Nova Veneza e após a conquista afirmou que o feito histórico apenas o motiva ainda mais para retornar aos Jogos da Juventude em 2026 e tentar quebrar o seu próprio recorde.
“Emoção pura vencer aqui nos Jogos da Juventude representando o meu estado. Mesmo que tenha sido campeão, quero retornar ao evento no próximo ano e quebrar o meu próprio recorde e seguir crescendo no esporte” celebrou.
O chefe de delegação de Santa Catarina nos Jogos da Juventude em Brasília (DF), Lucimar Pereira Dias, falou sobre o orgulho da Fesporte em ver um atleta catarinense fazer história em Brasília (DF).
“É sensacional ver nossos atletas atingirem patamares tão altos no esporte e ainda no processo de formação ao qual eles se encontram. Atingindo marcos importantes que ficam marcados na história da Fesporte, na história do esporte catarinense”
Este sábado (13), é o último dia de competições do primeiro bloco de modalidades dos Jogos da Juventude em Brasília .
Se encerram as modalidades de natação, atletismo, tênis de mesa, ginástica artística e tiro com arco.
Assessoria de comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone (48) 99190-9994
A Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte) realizou, recentemente, a 10ª etapa mesorregional do Dança Catarina, no município de Rio do Oeste, Alto Vale do Itajaí. O evento contou com 44 apresentações de escolas da região, classificando os primeiros e segundos colocados das categorias infantil e juvenil para a etapa regional Leste-Norte, que acontecerá em Rio do Campo, nos dias 23 e 24 de outubro.
Esta série de etapas integra a 25ª edição do Dança Catarina, um dos maiores projetos de dança escolar do Brasil, que percorre o estado promovendo cultura, arte e educação por meio da dança. A coordenadora do Dança Catarina, Mapi Cravo, destacou a dimensão social e cultural do projeto:
“A gente não tem dimensão do que é um Dança Catarina na vida de uma criança. Esse palco é mais que um palco, ele faz parte da grande casa do esporte catarinense, a Fesporte. O Dança Catarina ressignifica não só as crianças, mas também o público, que sai transformado, refletindo sobre o planeta, o ser humano e sobre si mesmo.”
Já Cleide das Neves, integradora educacional esportiva da Fesporte na Coordenadoria Regional de Educação de Rio do Sul, ressaltou a importância de Rio do Oeste sediar a etapa:
“É um prazer receber a 10ª etapa mesorregional. Atendemos a um pedido do município e das escolas e conseguimos trazer o evento para cá. É um espetáculo grandioso, que integra cultura e educação, e mostra talentos incríveis das nossas comunidades.”
O Dança Catarina segue em diferentes regiões de Santa Catarina, valorizando a arte como ferramenta de inclusão, educação e transformação social. Após o encerramento do calendário mesorregional, os classificados desta etapa estarão em Rio do Campo, nos dias 23 e 24 de outubro, para disputar a fase regional Leste-Norte, em mais um espetáculo de criatividade, talento e emoção
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994
Na manhã deste domingo (07), o Floripa Airport esteve em festa para recepcionar Yago Dora, o mais novo campeão da World Surf League, temporada 2025 que se encerrou no dia 1o de setembro em Fiji.
Yago foi recepcionado por centenas de pessoas apaixonadas pelo esporte que comemoraram e muito uma conquista que fica marcada por muita superação e dedicação de quem vive o surfe desde criança.
O surfista coloca o seu nome entre os brasileiros que venceram a World Surf League como Adriano de Souza, Gabriel Medina,Filipe Toledo e Ítalo Ferreira.
Em entrevista coletiva realizada no Floripa Airport, o campeão mundial ressaltou que a conquista fica marcada na história do esporte catarinense por inspirar novas gerações de surfistas.
Questionado sobre o primeiro sentimento que teve ao terminar a bateria em Fiji, o surfista do bairro do Rio Tavares em Florianópolis afirmou que passou um filme.
“O primeiro sentimento que tive foi passar um filme. Dos momentos difíceis da temporada e da minha carreira, de tantos anos de dedicação ao surf e ao esporte que se consagram com uma conquista muito importante para mim e todos que me apoiam. Sabia que ficaria nervoso na bateria final mas procurei manter o controle porque sabia também ao mesmo tempo que era o momento mais importante da minha vida” celebrou o atleta
Legado
“Com certeza acreditop que esse título deixa um legado muito grande para o surf de Santa Catarina porque é um estado que forma bons valores neste esporte e o meu desejo é para que novos talentos sejam formados por aqui hoje e sempre”
O pai de Yago Dora, Leandro Dora Dora e a mãe Michelle Abbas emocionados também participaram da festa realizada neste domingo (07), em Florianópolis, um dia que fica marcado no esporte de Santa Catarina.
Na imagem a Fesporte representada pelo assessor de comunicação Guilherme Brazzalle e acompanhado pelo presidente da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf) Renato Melo na entrega da placa comemorativa do governo do estado em forma de homenagem para Yago Dora.
Na imagem 3 com o presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Renato Melo e Teco Padaratz, presidente da Confederação Brasileira de (CBSurf).
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (48) 99190-9994