Vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa destaca trabalho da modalidade em Santa Catarina

Durante o segundo dia de competições dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Vilmar Schindler, destacou o trabalho realizado em Santa Catarina, considerado este um dos estados destaques na modalidade perante à  todo o país. 

Segundo o dirigente, os Jogos Escolares de Santa Catarina tem total importância neste processo já que diversos nomes do estado que seguiram trajetória na modalidade deram os seus primeiros passos disputando o Jesc. 

 “Os Jogos Escolares de Santa Catarina são  muitos tradicionais  e no tênis de mesa é rotineiro  que os nossos atletas classificados entrem na etapa nacional brigando pelos título. Temos aqui no Jesc alguns atletas que estiveram  recentemente com a seleção brasileira de base o que mostra que o tênis de mesa no estado é muito forte em todas as categorias.” explica Vilmar.

O dirigente ressalta que o trabalho na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa é realizado a longo prazo,  iniciando em competições estaduais, passando por eventos nacionais até chegarem as competições internacionais. 

O dirigente ressaltou também que a força que o estado de Santa Catarina tem na modalidade auxilia a CBTM na formação de equipes nacionais que disputam as principais competições da modalidade no mundo. 

O dirigente reforça também que a confederação acompanha de perto todo o trabalho desde as primeiras categorias existentes, até que o atleta chegue na categoria adulta que é a última etapa no processo de formação. 

Olimpíadas

O trabalho para levar atletas catarinenses para as olimpíadas também é um dos objetivos da CBTM conforme explica Vilmar Schindler que citoua  participação da atleta de Criciúma, Bruna Alexandre, que recentemente fez história no Brasil ao ser a primeira esportista classificada para olimpíadas e jogos paralímpicos

“Com certeza fazer com que os atletas cheguem as olimpíadas também é um dos objetivos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e daqui a alguns dias estarei embarcando para Paris onde irei acompanhar a equipe brasileira nas Olimpíadas 2024. A classificação da Bruna Alexandre certamente foi um marco histórico para a nossa modalidade, pois é uma menina revelada nos Jogos Escolares de Santa Catarina e que fez história no esporte mundial neste ano. O trabalho continua e esperamos que futuramente outros catarinenses consigam viver esta oportunidade única que é disputar os jogos olímpicos no tênis de mesa” finaliza Vilmar.  

 

 

 

Nos sonhos de infância de uma criança apaixonada por esportes, passam os melhores momentos que podemos viver em um futuro no esporte.  

O atleta de ginática artística, Thiago Samuel do município de Navegantes, ganhou nada menos que sete medalhas nas competições deste sábado (13), vivendo um dia memorável nas disputas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

“A ginástica artística significa na minha vida que devemos ter foco. Para ser um atleta precisamos nos dedicar diariamente a esta missão e são ensinamentos que mesmo muito jovem procuro levar para a minha vida” explica o grande campeão do dia nos Jogos Escolares de Santa Catarina 2024. 

Orgulho em representar a instituição de ensino

Uma das principais marcas dos Jesc, é a responsabilidade que jovens esportistas tem em representar as suas escolas durante o evento esportivo que realiza a 40ª edição da história neste ano de 2024.

Competidor de natação e duas vezes medalha de ouro nas provas deste sábado, o atleta Gabriel Oliveira Narbass reverenciou o apoio oferecido por sua instituição de ensino que proporciona diariamente a oportunidade da prática esporitvsa.

“Sou aluno do Colégio Santa Rosa de Lima em Lages e só tenho a agradecer a minha escola, o meu clube e principalmente a minha instituição de ensino por estar aqui disputando mais uma edição de Jogos Escolares de Santa Catarina. Tive um desempenho muito bom conquistando duas medalhas de ouro nas provas de hoje e termino este evento muito satisfeito com o meu desempenho” finaliza o atleta. 

O segundo dia de disputas dos Jogos Escolares prossegue neste domingo (14), novamente com as modalidades individuais. As modalidades coletivas iniciam na segunda-feira (15). 

 

 

 

A manhã deste sábado (13),  marcou oficialmente início das competições da 40ª  edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), na categoria 12 a 14 anos e nos naipes masculino e feminino. No Complexo Esportivo do Sesi em Blumenau, aconteceram no período da manhã as competições de judô, karatê e ginástica artística.

Também neste sábado (13), acontecem em outras regiões da cidade competições de natação, badminton, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica),  ciclismo e xadrez. P

Os Jogos Escolares de Santa Catarina envolvem a participação de 3.376 atletas representando 673 instituições de ensino do estado de Santa Catarina. 

Para o professor de karatê do município de Guaramirim, Abílio Júlio da Costa, na respectiva faixa etária a qual acontece esta etapa dos Jogos Escolares de Santa Catarina,  é quando os atletas vivem as primeiras experiências em competição de alto rendimento e passam a  projetar sonhos maiores dentro do esporte catarinense e nacional.

“Com certeza os Jogos Escolares de Santa Catarina são muito importantes para milhares de estudantes catarinenses já que estas competições de rendimento geram uma enorme experiência para as suas carreiras e também são eventos que valem classificações para os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb`s),  que acontecem em Recife no mês de setembro. A gente tem a oportunidade de incentivar este espírito competitivo deles enfrentando grandes adversários. É um evento que conta com atletas de nível de seleção brasileira isso também é um fator que engrandece os  Jogos Escolares de Santa Catarina” afirma o professor .

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Santa Catarina acontece na próxima segunda-feira (15), no Ginásio Sebastião Cruz (Galegão), às 19h e as competições seguem com programação para serem realizadas até o dia 18 de julho. 

 

A diretoria da Fesporte acompanhou na noite de quinta-feira (11), a cerimônia de abertura dos Jogos Universitários Catarinenses (Juc`s) que foi realizada no ginásio da Univali em Itajaí, município-sede do evento.

Representaram a Fesporte o presidente, Freibergue Nascimento, o diretor de esportes, Aurélio Rocha dos Santos e o chefe de gabinete, Alessandro Marques. 

O evento esportivo é organizado também em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

"Os Jogos Universitários Catarinenses servem como seletiva para eventos nacionais e estar aqui testemunhando o trabalho dos nossos universitários representa o coroamento de todo um caminho ao qual eles passam quando estão a nível de categorias de base.  Este processo é feito pela Fesporte em parceria com outras entidades como a Federação Catarinense de Desporto Universitário, entre outras entidades e com isso  os Jogos Universitários Catarinenses são uma etapa muito importante nestes eventos de promoção do esporte para jovens catarinenses" explica o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.

O presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário, Manoel Obdulio Rebelo, falou sobre a organização do Juc`s 2024 e a projeção para os Jogos Universitários Brasileiros (Jub`s).

"A expectativa é muito grande, pois a estrutura é fantástica em um evento muito bem organizado e que segue com a sua programação até a próxima terça-feira (12). Agradecemos a parceria com o governo do estado de Santa Catarina por intermédio da Fesporte já que somente assim a realização deste evento é possível. Que os nossos atletas tenham grandes competições aqui em Itajaí em que sirvam de preparação para os Jogos Universitários Brasileiros que acontecem no mês de outubro em Brasília" detalhou Manoel. 

Modalidades do Juc`s 2024: Badminton, Basquetebol, Basquete 3×3, Beach tênis, Futsal, Futebol, eSports (futebol eletrônico), Handebol, Judô,  Tênis, Tênis de mesa, Tênis de mesa, Paradesportivo, Voleibol, Voleibol de praia e Xadrez. 

 

 

Na quinta-feira, 11, a série de recordações, Fesporte Memória Olímpica, recorda o grande nadador catarinense, Fernando Scherer, o Xuxa.  Natural de Florianópolis, o nadador disputou três edições de Jogos Olímpicos, em Atlanta nos Estados Unidos em 1996, Sydney na Austrália em 2000 e Atenas na Grécia em 2004.

Entre os melhores resultados conquistados pelo atleta, estão duas medalhas de bronze conquistados em Atlanta e em Sydney. Xuxa marcou era no esporte brasileiro e foi uma grande inspiração para dezenas de atletas que surgiram ao longo dos anos e tiveram como referência um dos maiores nomes da história do esporte de Santa Catarina.

Referências

Além da participação em três olimpíadas, Xuxa soma vários outros registros históricos como três vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata na Argentina em 1995, Winnipeg no Canadá em 1999 e Santo Domingo na República Dominicana em 2003. 

Início

O início de carreira de Xuxa foi no tradicional Clube Doze de Agosto em Florianópolis, local de onde a sua grande trajetória teve início na natação mundial. O atleta integrou uma geração de ouro desta modalidade que nas edições passadas dos Jogos Olímpicos contava também com Gustavo Borges, um dos maiores nomes da história da natação brasileira. 

Após 14 anos de currículo no esporte mundial profissional, Xuxa se aposentou  oficialmente das competições oficiais no ano de 2007 e segue até hoje como um dos grandes nomes do esporte catarinense. 

 

 

Com base nos dados da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, a Fesporte reforça os cuidados relacionados a previsão do tempo para esta quinta-feira (11), e para os próximos dias.

O Alto Vale do Itajaí deve registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados entre 50 e 80 mm e reforçamos para que todas as delegações tenham o máximo de cuidado possível no trajeto para Blumenau, onde acontece a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), entre os dias 12 a 18 de julho.

Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 190 para a a Polícia Militar do estado de Santa Catarina ou para o número 193 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.Com base nos dados da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, a Fesporte reforça os cuidados relacionados a previsão do tempo para esta quinta-feira (11), e para os próximos dias.

O Alto Vale do Itajaí deve registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados entre 50 e 80 mm e reforçamos para que todas as delegações tenham o máximo de cuidado possível no trajeto para Blumenau, onde acontece a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), entre os dias 12 a 18 de julho.

Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 190 para a a Polícia Militar do estado de Santa Catarina ou para o número 193 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina.

Pagina 1 de 16