Publicado em Geral
Escrito por

Presidente da Fesporte participa de debate na UDESC

Na manhã desta terça-feira, 7, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Freibergue Nascimento, participou de um debate da disciplina de "Legislação Esportiva e Profissional", ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Sérgio Cardoso da Silva, no Centro de Educação Física (Cefid), na Udesc. O Prof. Dr. Joris Pazin, chefe do departamento de educação física, deu as boas vindas e enalteceu a importância de momentos como este para a universidade e para os acadêmicos do curso. 

Junto com o presidente, debateram:  Fernando Hackhardt, presidente do Conselho Estadual de Esporte (CED/SC), que ressaltou a estrutura organizacional e o funcionamento do Conselho.  

E Felipe Branco Bogdan, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC),  que destacou as competências e o funcionamento do TJD/SC. 

Freibergue Nascimento, presidente da Fesporte, em sua explanação, agradeceu à Udesc esse espaço e apresentou aos graduandos, os objetivos da Fesporte e o papel do poder público e da Fundação ao desenvolver as políticas públicas voltadas ao esporte. 

“È muito bom participar de eventos acadêmicos. O espaço universitário você tem liberdade para expressar seus pensamentos. A Fesporte, a casa do atleta, está aberta ao aperfeiçoamento contínuo. O grande objetivo de estar aqui é com o intuito de que a academia entre na Fesporte para produzir conhecimento, resultando em melhores resultados para atletas e para o esporte como um todo”, finalizou Freibergue. 

Mayara Pereira de Matos, acadêmica da 7ª fase do curso de educação física da Udesc, destacou a importância desse debate ao afirmar: “É extremamente importante a vinda desses profissionais aqui, pois abre caminhos. Essa troca esclarece um pouco desse mundo muito amplo que é o mundo do esporte”. 

O anfitrião e responsável pela disciplina “Legislação Esportiva e Profissional, o professor doutor Paulo, agradeceu a presença de todos e ressaltou: “É um prazer receber os representantes maiores do desporto do estado para debater um pouco sobre os desafios do esporte para poder contribuir e fazer a articulação entre a gestão esportiva de Santa Catarina e a universidade”. 

 

    Autoridades esportivas e a turma de acadêmicos da Udesc                Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) 

 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 3665 6126

Publicado em Jasti
Escrito por

Jasti de 2024: sinônimo de disposição, alegria e medalhas

A 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) chegou ao fim. E com motivos de sobra para celebrar a vitalidade, a experiência e a alegria dos  mais de 2600 atletas de 207 municípios participantes das 36 microrregiões catarinense. Apesar da chuva que caiu, a competição não chegou a ser prejudicada na sua totalidade. O que se viu, por parte do grande público que acompanhou as competições, foi muita alegria e disposição. Foram  disputadas  as modalidades de atletismo, beach tennis, bocha, canastra, dominó, truco, dança coreográfica, dança de salão, dança popular e voleibol adaptado. Apenas o bolão 23 foi realizado em Timbó, entre os dias 25 e 28 de abril. 

Segundo a avaliação do presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, o objetivo dos Jogos Abertos da Terceira Idade foi cumprido na sua totalidade. "A competição garantiu o seu papel que foi o de fazer com que os atletas participantes pudessem participar da vida ativa da sociedade. A Fesporte é responsável pela execução da política pública, sem limitar a faixa etária, e fazer com que todos possam resgatar a sua independência. E este foi o coroamento do trabalho de um ano de preparação e seleção desses incríveis atletas", concluiu.

RESULTADOS

Apesar das chuvas constates que caíram na cidade de Criciúma, a grande maioria das modalidades previstas foram concluídas. Apenas algumas provas de corrida não puderam ser realizadas como 400 metros rasos 60 a 69 - Feminino e Masculino; 400 metros rasos 70+ Feminino e Masculino; 1500 metros rasos 60 a 69 - Feminino e Masculino; e 1500 metros rasos 70+ Feminino e Masculino.

Os Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina, nas etapas microrregional e estadual, são promoções do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e conta com a co-promoção das Prefeituras municipais, coordenados por uma CCO, das Associações Desportivas representantes das pessoas idosas e das entidades educacionais, esportivas e filantrópicas existentes no Estado.

 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Emoções e homenagem marcam abertura dos Jasti 2024

E na noite desta, quarta-feira, 1, aconteceu no ginásio municipal Walmir Antônio Orsi, a cerimônia de abertura da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). 

Mais de 2600 atletas, de 207 municípios das 36 microrregiões do estado, competem nas modalidades de atletismo, beach tennis, bocha, canastra, dominó, truco, dança coreográfica, dança de salão, dança popular e voleibol adaptado e bolão 23, realizado em Timbó. 

Freibergue Nascimento, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em seu discurso, afirmou: “Estou muito feliz em participar deste momento. Agradeço à confiança do governador Jorginho Mello e o empenho de todos os envolvidos na organização da 15ª edição dos Jasti. Quero que as senhoras e os senhores sejam felizes. Esta é a grande missão dos Jogos Abertos da Terceira Idade. Sejam felizes, ativos e motivem a nova geração para a prática do esporte”. 

O investimento do Governo do Estado nos Jasti é de R$ 350 mil, repassados para o município sede, por meio da Fesporte. Participaram desde as etapas microrregionais mais de 5.000 atletas. 

Este evento é também um encontro de experiências e histórias de vida. É um momento para compartilhar risos, abraços e memórias, fortalecendo laços e construindo novas amizades, sendo promovido pelo governo estadual, por intermédio da Fesporte em parceria com a prefeitura municipal de Criciúma, oportunizando momentos para mostrar que a vida pode ser vivida com vigor em todas as etapas. 

Solidariedade aos nossos irmãos gaúchos

Em seu discurso, o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, comovido com a situação trágica em que regiões do Rio Grande do Sul estão sendo acometidas pelas chuvas, prestou homenagem e pediu a um corneteiro do 28º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) para que executasse  o “Toque do Silêncio”, música esta que remete ao sentimento de respeito e solidariedade.  

          "Toque de silêncio" executado na cerimônia de abertura dos Jasti            Foto: Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

Tocha Olimpíca 

Um dos momentos mais esperados na cerimônia de abertura é o acendimento da pira olímpica. Na 15ª edição dos Jasti, carregaram a tocha olímpica os atletas, Pedro Antônio Rocha e Aires Mondardo. 

Há 43 anos, a bocha é o esporte favorito do aposentado, Pedro Antônio Rocha. Com títulos de campeão estadual, Pedro pratica corrida e caminhada. No ano de 2019, percorreu os 820 quilômetros do caminho de Santiago de Compostela. 

Aires Mondardo, 64 anos, frequenta o centro de Convivência da Terceira Idade e é campeão municipal e regional de bocha. É apaixonado por ciclismo e já andou mais de vinte mil quilômetros de bicicleta. 

 

Juramento do atleta

Margarida Maria Filomeno Nuerenberg, competidora nas modalidades de truco e canastra, em seis ocasiões nos Jasti, representou os atletas no momento do juramento do atleta. 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 3665 6126

Publicado em Jasti
Escrito por

Dominó é destaque nos Jogos Abertos da Terceira Idade 2024

Na manhã desta quarta-feira, 1, na escola municipal Hercílio Amante, em Criciúma, 72 duplas iniciaram as disputas da medalha de ouro na modalidade de dominó masculino na 15 edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti).  No feminino, 60 duplas disputam o título. 

Um dos participantes é João Francisco Matte, 75 anos, de São José do Cedro. Ele começou a jogar dominó aos 12 anos, em sua passagem pelo seminário. Era muito comum segundo ele praticarem futebol e dominó. 

“Os Jasti são muito importantes. O engajamento das prefeituras em mandar os idosos para jogar em outros lugares é a melhor coisa”. 

E destacou: “O mais bonito disso tudo é a junção das pessoas. Muito boa a iniciativa do governo do estado em valorizar o esporte e os jogos da terceira idade”.

Participam desta edição dos Jasti, 2600 atletas de 207 municípios, nas modalidades de atletismo, beach tennis, bocha rafa vollo, dança coreográfica, dança de salão, dança popular, dominó, truco e vôlei adaptado. 

As disputas do bolão 23 aconteceram na semana passada em Timbó, com a equipe da casa sendo campeãs, tanto no masculino como no feminino. 

A 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) é promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a prefeitura municipal de Criciúma e acontece entre os dias 1 e 4 de maio. 

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) – (48) 3665 6126

 

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte movimenta o esporte catarinense

Com a variedade de eventos esportivos promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que irão agitar o Santa Catarina e prontos para celebrar o poder do esporte.

Jogos da Terceira Idade, Jogos Paradesportivos, Joguinhos Abertos, Olimpíada Estudantil, Jogos Universitários, Jogos Escolares, Campeonato Catarinense Escolar de Futebol e Jogos Abertos de Santa Catarina, são as principais competições do ano. 

Para o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, a Fesporte realiza seu planejamento para que atletas, professores e dirigentes, possam se preparar da melhor forma e com segurança para as competições ao longo do ano. 

“Nosso objetivo com essa divulgação é que todos os catarinenses saibam o que a Fesporte está fazendo pelo nosso estado e pelas nossas famílias. E que desta forma, Santa Catarina tenha uma boa prática e novamente Santa Catarina se destacando no esporte num contexto nacional”, afirmou Freibergue. 

E a primeira etapa estadual, acontece nesta quarta, 1, em Criciúma com a abertura da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). 

Acompanhe o calendário esportivo da Fesporte em 2024 e faça parte desta incrível jornada rumo a excelência esportiva junto com a união comunitária. 

Vamos juntos fazer deste ano um momento inesquecível para todos os amantes do esporte em Santa Catarina e do Brasil. 

 

Texto - Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte) - (48) 3665 6126 

Publicado em Jasti
Escrito por

Timbó é campeão duas vezes no Bolão 23 do Jasti

No último domingo (28) o município de Timbó encerrou a primeira competição da etapa estadual da modalidade de bolão da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI). Jogando em casa, na Sociedade Liberdade, as equipes feminina e masculina sagraram-se campeãs. A decisão foi realizada entre os cinco melhores municípios classificados nas duas fases da competição do Bolão 23 feminino e masculino.

Com disputas que agitaram o público, pino à pino, o resultado ficou assim: No Feminino: campeão e medalha de prata foi Timbó com 654 pinos derrubados; 2º - Balneário Camboriú, 635 pinos derrubados, garantiu a prata; e em 3º - Rio do Sul, medalha de bronze, com 643 pinos derrubados. No Masculino também teve muita emoção nas disputas, mas acabou assim: 1º Timbó, campeão e medalha de ouro, com 693 pinos derrubados; 2º - Jaraguá do Sul (prata), 686 pinos derrubados; 3º - Joinville (bronze), com 683 pinos derrubados. 

A partir de quarta-feira dia 1º de maio até o dia 4 começam a serem realizadas as demais modalidades dos Jogos Abertos da Terceira Idade de 2024, na cidade de Criciúma, o município-sede da competição. O objetivo dos jogos é a dar a oportunidade aos idosos de participarem de competições esportivas e, também, contribuir para uma qualidade de vida ainda melhor. 

Além do Bolão 23 já disputado, serão mais 10 modalidades nas competições sendo elas o atletismo, beach tennis, bocha Raffa Vollo, canastra, dança coreográfica, dança de salão, dança popular, dominó, truco e voleibol adaptado.

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Bolão 23 conhece campeões do Jasti neste domingo

Neste domingo (28) serão conhecidos os primeiros campeões da 15ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), na modalidade de Bolão 23 que está acontecendo na sede da Associação Liberdade em Timbó. Na sexta-feira (26) e sábado foram realizadas as duas passadas entre os municípios classificados na fase regional da competição do Bolão 23 Feminino e Masculino. 

Os cinco municípios que conquistaram a melhor pontuação estarão decidindo neste domingo os primeiros campeões e medalhistas dos Jasti. Após a comparação das melhores pontuações, o resultado ficou assim: No Feminino: 1º - Timbó, 676 pinos derrubados; 2º - Balneário Camboriú, 631, pinos derrubados (pulando de 5º no primeiro dia para 2º lugar); 3º - Joinville, 646 pinos derrubados; 4º - Rio do Sul, 643 pinos derrubados; 5º - Saudades, 642 pinos derrubados. 

Já no Masculino também teve alterações nas primeiras colocações, e ficou assim a fase decisiva: Timbó, 703 pinos derrubados; 2º - Joinville, 695 pinos derrubados; 3º - Jaraguá do Sul, 695 pinos derrubados; 4º -Agrolândia, 686 pinos derrubados; e 5º - São Bento do Sul, 665, pinos derrubados. 

Neste domingo será acontece a Passada Final sendo disputada apenas pelos cinco primeiros das duas categorias, quando será conhecido o pódio da modalidade de Bolão 23. A partir do dia 1º de maio até o dia 4, as demais modalidades dos Jogos Abertos da Terceira Idade serão disputadas na cidade de Criciúma, o município-sede da competição.

 

 

Publicado em Jasti
Escrito por

Timbó larga na frente no Bolão 23 dos Jasti

Os Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti – já está acontecendo na cidade de Timbó. Até o dia 4 de maio, a modalidade de Bolão 23 acontece na sede da Associação Liberdade, e o  presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, esteve acompanhando as competições e destacou a importância de eventos para a terceira idade. “A alegria e a disposição de todos é contagiante. Se conseguirmos sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa na sociedade abriremos mais canais de comunicação, convívio social, e troca de experiências entre essas pessoas”, afirmou.

Esta primeira etapa da 15ª edição dos Jasti será concluída no dia 28. A partir do dia 1º de maio até o dia 4, as demais modalidades dos Jogos Abertos da Terceira Idade serão disputadas na cidade de Criciúma.

“Ficamos orgulhosos em ver esses atletas de terceira idade participando desta competição de forma saudável, numa atividade esportiva com alegria, desfrutada em ambiente de amizade onde a vitória parece ficar em segundo plano. Estou muito feliz em ver toda esta movimentação, proporcionando mais saúde às pessoas. Este é um dos investimentos que o governador Jorginho Melo sempre pediu. Ver os catarinenses mais saudáveis e felizes, independente da idade”, destacou o presidente.

Nesta sexta-feira (26) foram divulgadas as pontuações da Primeira Passada do Bolão 23 Feminino e Masculino. Os cinco municípios que largaram na frente são: No Feminino: 1º - Timbó, 676 pinos derrubados; 2º - Joinville, 646 pinos derrubados; 3º - Rio do Sul, 643 pinos derrubados; 4º - Saudades, 642 pinos derrubados; e 5º - Balneário Camboriú, 631, pinos derrubados.

No Masculino a primeira etapa ficou assim: Timbó, 703 pinos derrubados; 2º - Joinville, 695 pinos derrubados; 3º - Agrolândia, 686 pinos derrubados; 4º - Jaraguá do Sul, 679 pinos derrubados; e 5º - São Bento do Sul, 665, pinos derrubados. Neste sábado (27) será divulgada a Segunda Passada e no sábado (28) a Passada Final, quando será conhecido o pódio da modalidade de Bolão 23.

 

Pagina 1 de 458