Os Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti – já está acontecendo na cidade de Timbó. Até o dia 4 de maio, a modalidade de Bolão 23 acontece na sede da Associação Liberdade, e o  presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, esteve acompanhando as competições e destacou a importância de eventos para a terceira idade. “A alegria e a disposição de todos é contagiante. Se conseguirmos sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa na sociedade abriremos mais canais de comunicação, convívio social, e troca de experiências entre essas pessoas”, afirmou.

Esta primeira etapa da 15ª edição dos Jasti será concluída no dia 28. A partir do dia 1º de maio até o dia 4, as demais modalidades dos Jogos Abertos da Terceira Idade serão disputadas na cidade de Criciúma.

“Ficamos orgulhosos em ver esses atletas de terceira idade participando desta competição de forma saudável, numa atividade esportiva com alegria, desfrutada em ambiente de amizade onde a vitória parece ficar em segundo plano. Estou muito feliz em ver toda esta movimentação, proporcionando mais saúde às pessoas. Este é um dos investimentos que o governador Jorginho Melo sempre pediu. Ver os catarinenses mais saudáveis e felizes, independente da idade”, destacou o presidente.

Nesta sexta-feira (26) foram divulgadas as pontuações da Primeira Passada do Bolão 23 Feminino e Masculino. Os cinco municípios que largaram na frente são: No Feminino: 1º - Timbó, 676 pinos derrubados; 2º - Joinville, 646 pinos derrubados; 3º - Rio do Sul, 643 pinos derrubados; 4º - Saudades, 642 pinos derrubados; e 5º - Balneário Camboriú, 631, pinos derrubados.

No Masculino a primeira etapa ficou assim: Timbó, 703 pinos derrubados; 2º - Joinville, 695 pinos derrubados; 3º - Agrolândia, 686 pinos derrubados; 4º - Jaraguá do Sul, 679 pinos derrubados; e 5º - São Bento do Sul, 665, pinos derrubados. Neste sábado (27) será divulgada a Segunda Passada e no sábado (28) a Passada Final, quando será conhecido o pódio da modalidade de Bolão 23.

 

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, a retificação do edital nº 01 de 2 de abril, que apresenta os procedimentos de cadastros, inscrição e os critérios para concessão do Bolsa-Atleta de Santa Catarina para o ano de 2024. O edital visa a transferência de recursos do Governo de Santa Catarina para atletas e paratletas que se enquadrem no estabelecido pela Lei nº 18.335 de 6 de janeiro de 2022, tornando pública e aberta as inscrições para a concessão da Bolsa-Atleta de Santa Catarina, mediante as condições estabelecidas no edital.

A inscrição do(a) Atleta Candidato(a) deverá ser efetivada exclusivamente por meio do Sistema Bolsa-Atleta Santa Catarina, que estará disponível até às 23h59min do dia 21 de abril de 2024, no endereço eletrônico https://fesporte.web.placarsoft.app .

Para criação de usuário e senha de acesso ao sistema, realização da inscrição e acompanhamento do pleito, o atleta candidato deverá efetuar cadastro no endereço  https://fesporte.web.placarsoft.app

Lembrando que é de exclusiva responsabilidade do Atleta Candidato o acesso às páginas eletrônicas, bem como pelo preenchimento on-line do formulário de inscrição disponível na área restrita do atleta, acessada mediante utilização de login e senha pessoais gerados com o cadastro.

Para acessar o edital completo com todas as informações, como valores, modalidades, quem tem direto, etc, clique aqui.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira o edital por completo:

Está é uma informação importante:

A partir do dia 15 de março de 2024, começa o prazo de apresentação da Declaração do Importo de Renda junto à Receita Federal. Como forma de auxílio, as pessoas físicas e jurídicas poderão - se assim desejarem - direcionar parte do seu importo de renda para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), bem como para o Fundo Estadual do Idoso (FEI).

As empresas podem doar até 2% (dois por cento) do seu Imposto de Renda devido e as pessoas físicas podem doar de 3% (três por cento) a 6% (seis por cento) do IR devido. O contribuinte pode ainda, se preferir, fazer a divisão desses 6% (seis por cento), por exemplo, destinando 3% (três por cento) ao FIA e 3%  (três por cento) ao FEI. Já as pessoas jurídicas poderão fazê-lo na proporção 1% (um por cento) para cada fundo especial.

Vale destacar que todo recurso destinado aos fundos especiais são aplicados exclusivamente nas ações, programas, projetos e atividades sociais para os quais são destinados, sejam estes voltados para as crianças ou às pessoas idosas do Estado de Santa Catarina.

Assim, como informamos inicialmente, esta é uma informação importante pois muitos contribuintes desconhecem a possibilidade desta destinação, bem como os benefícios e os impactos que ela causa em ações e projetos em prol das crianças, adolescentes e das pessoas idosas.

 

O Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) comunica que a data limite para inscrição de seu município a fim de participar dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), na cidade de Criciúma, encerra nesta sexta-feira, dia 29 de março, às 18h59min.

Os Jasti reúnem atletas que competem nas modalidades de Atletismo, Beach Tênis, Bocha, Bolão 23, Canastra, Dominó, Dança Coreográfica, Dança de Salão, Dança Popular, Truco e Voleibol adaptado. Assim, reforçamos a importância da inscrição de sua cidade para participar da fase microrregional, pois a não inscrição impedirá participação nos eventos deste ano, prejudicando as equipes que estão em formação no seu município.

Os Jogos Abertos da Terceira Idade em Santa Catarina (JASTI) criado em 2008 com objetivo de envolver o idoso em atividades esportivas e recreativas. Além disso, as atividades têm a função de valor e estimular práticas esportivas, resgatando a autoestima para melhor convívio social.

 

Foram realizadas no ultimo final de semana as seletivas nacionais para as Paralimpíadas Escolares, que acontecerão no segundo semestre, na cidade de São Paulo. O evento foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e contou com a parceria da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). 

Durante esse período, competiram 275 atletas, contando com 124 organizadores (staffs) e a participação de 23 municípios catarinenses, nas modalidades de bocha paralímpica, atletismo e natação. As disputas do atletismo e de bocha paralímpica foram realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e as de natação, na Elase. 

A alimentação, o alojamento e o deslocamento dos atletas foram de responsabilidade da Fesporte. Foram servidas 2225 refeições entre café da manhã, almoço, jantar e lanche para viagem, num investimento que ultrapassou os R$ 150.000,00 reais do Governo Estadual.  

Os paratletas e suas equipes ficaram alojados nas seguintes escolas estaduais, em Florianópolis: Irineu Bornhausen, no Estreito; Edith Gama Ramos, em Capoeiras; e também na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), no bairro Nossa Senhora do Rosário, em São José. 

Texto – Enio Parker Novaes (Ascom/Fesporte) – (48) 99137 3339

Neste sábado (2), acontecem as seletivas Estaduais Paralimpíadas Escolares e a Fesporte será parceira do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). E para este evento estão inscritos 275 atletas, contando com 124 organizadores (staffs) e a participação de 23 municípios catarinenses. No primeiro dia começam as competições às 8 horas com provas até às 11h30min, com as competições de atletismo e bocha paralímpica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). À tarde continuam as provas de atletismo e bocha, e acontecem também as provas de natação na Elase.

A Fesporte terá a responsabilidade no transporte dos atletas, alimentação e alojamento. Para o deslocamento de todos os envolvidos serão utilizados 13 ônibus e cinco microônibus. Serão servidas 2.400 refeições, entre café da manhã, almoço, jantar e lanches para viagem.

Meeting Paralímpico - Já do domingo (3) acontece o Meeting Paralímpico Loterias Caixa, também na Universidade Federal de Santa Catarina, com três modalidades. São 390 inscritos nas provas de atletismo e 24 nas partidas de bocha na Universidade Federal de Santa Catarina, além de 51 nadadores no Clube Elase, totalizando 465 atletas.

A capital catarinense já recebeu etapas anteriores do evento, mas, de forma inédita, sediará o novo formato. Em 2024, além de atletismo, natação e halterofilismo no alto rendimento, presentes no Meeting desde 2021, a competição também passou a reunir provas para categorias de base organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Essas disputas valem como Seletivas para as Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Milares e Intercentros.

 

Pagina 1 de 9