Publicado em Geral
Escrito por

Ex-aluna e técnica do Colégio Santa Rosa

 

Fernanda Brito tem uma longa história com o Colégio Santa Rosa de Lima de Lages.

Ainda como aluna, Fernanda iniciou na instituição a sua história no vôlei como atleta e após alguns anos fora, neste ano de 2025 aconteceu o reencontro.

Na  etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina, a treinadora comandou  a equipe na competição de vôlei feminino procurando vencer e criar uma identificação das atletas com a instituição de ensino, assim como aconteceu com ela própria.

A técnica acredita que um trabalho a longo prazo é um dos principais fatores para que os resultados em grandes eventos aconteçam.

O Colégio Santa Rosa de Lima conta com vários títulos importantes em seu currículo como os Jogos Escolares de Santa Catarina, porém além de vencer a instituição vem valorizando o máximo os benefícios do esporte e construindo  uma bonita história no estado de Santa Catarina.

Durante as competições em Blumenau, Fernanda relembrou a sua passagem como atleta, agradecendo a oportunidade de retornar a instituição anos depois agora como técnica.

“O Colégio Santa Rosa de Lima é muito presente na minha vida porque foi aqui que estudei e na época iniciei a vida esportiva já atuando no vôlei feminino da instituição. Anos depois é uma felicidade enorme retornar e poder ser a técnica da equipe em uma etapa estadual de um evento muito importante como é os Jogos Escolares de Santa Catarina. Estamos buscando formar uma equipe com uma identificação maior com a instituição de ensino com atletas formadas no próprio colégio, nascidas em Lages e procurar levar o Santa Rosa de Lima para grandes eventos do esporte catarinense assim como estamos fazendo aqui em Blumenau” explica.

Presença dos pais

“Agradecer a presença dos pais aqui conosco, que muitas vezes viajam para locais distantes para torcer, acompanhar e principalmente prestigiar o esporte que trabalhamos no colégio” complementa.

 

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone (48) 99190-9994

 

Publicado em Geral
Escrito por

Roberto Carlos Marangoni, Comendador do Esporte

 

Na noite desta quinta-feira (10), o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SC) e o Conselho Estadual de Esporte (CED) realizaram a entrega da Medalha Marcilio Cesar Ramos Krieger e a entrega da Comenda do Mérito Desportivo, edição de 2024.

A cerimonia foi realizada no município de Gaspar e reuniu diversos nomes históricos que contribuíram imensamente com o esporte de Santa Catarina.

Foram agraciados com a medalha Marcilio César Ramos Krieger o deputado estadual, Fernando Krelling e o advogado Terence Zveiter.

Comenda do Mérito Desportivo

Os agraciados com a Comenda do Mérito Desportivo foram Ivo Olímpio Vicente, Roberto Carlos Marangoni, Roberto Francisco Wesolaski, Sérgio Vieira Galdino, Wilmar Vaillati Fernando Ferretti ( In Memorian) Federação Catarinense de Futebol de Salão, e empresa Ventsul do município da Palhoça.

Roberto Carlos Marangoni relembra histórico no esporte de Santa Catarina

“Acredito que é um reconhecimento muito importante né? Viemos de um tempo onde o esporte erra bastante diferente do que é hoje em nós últimos anos felizmente conseguimos evoluir bastante, acompanhar a questão tecnológica que nos auxiliou muito nos últimos anos. Ressalto ainda as amizades que fizemos ao longo dos anos que foram muitas e fundamentais para que eu chegasse a este monebto único que é ser Comendador do Esporte do Estado” 

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Telefone: (48) 99190-9994

 

Publicado em Geral
Escrito por

Bruna Rodrigues enaltece o Jesc

 

Bruna Rodrigues, uma figura proeminente no basquete feminino catarinense e atual assistente técnica da seleção brasileira, frequentemente destaca a importância fundamental dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) para o desenvolvimento de atletas e para a sua própria trajetória profissional.

Para Bruna, que iniciou sua carreira como jogadora em Blumenau e posteriormente se tornou técnica de sucesso, os JESC representam um verdadeiro celeiro de talentos. 

Nas competições das modalidades coletivas que iniciaram nesta quinta-feira (10), em Blumenau, a atleta coordena as competições de basquete feminino que acontecem no Complexo Esportivo do Sesi.

Ela já atuou como observadora do Comitê Olímpico do Brasil nos Jogos Escolares, buscando identificar jovens promessas para as categorias de base da seleção. Em suas observações, ela elogiou o alto nível de algumas categorias, ressaltando o potencial da nova geração do basquete feminino brasileiro que emerge dessas competições.

Além de revelar novos atletas, Bruna Rodrigues enfatiza que os Jogos Escolares são cruciais para diversos aspectos que envolvem a sua carreira no basquete e de muitas outras jovens atletas que participam das competições em Blumenau.,

“Eu tenho um carinho muito grande pelos Jogos Escolares de Santa Catarina porque foi onde começou a minha carreira na seleção brasileira já que  tive a oportunidade de disputar o evento nacional como atleta há alguns anos atrás. Nesta oportunidade, foi onde a diretora de seleções me viu com a minha equipe e de lá fui convocada pela primeira vez  e desde então sigo participando da seleção brasileira agora na comissão técnica” explica Bruna.

“Aqui é o início, é o verdadeiro primeiro passo para que elas comecem ir em busca dos seus sonhos seja no basquete, seja no esporte ou seja na vida e em seus futuros. Hoje em dia temos mais projetos voltados ao esporte em Santa Catarina como o Programa de Incentivo ao Esporte  que por exemplo na área educacional diversifica ainda mais as possibilidades para seguimos trabalhando o esporte de base no estado de Santa Catarina” complementa

A programação das modalidades coletivas dos Jogos Escolares de Santa Catarina segue até o dia 14 de julho.

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

Publicado em Geral
Escrito por

Atletas estrangeiros participam do Jesc

 

A participação de atletas estrangeiros, como Masiel Flamand (Haiti) e Duannis David Veitia (Cuba), nos Jogos Escolares de Santa Catarina em Blumenau  é de grande importância, trazendo uma série de benefícios que transcendem o aspecto puramente esportivo

A presença desses atletas é um exemplo concreto de inclusão. Ao abrir as portas para jovens de outras nacionalidades, os Jogos Escolares realizados pela Fesporte promovem um ambiente de diversidade cultural, onde diferentes backgrounds se encontram e interagem. Isso enriquece a experiência de todos os participantes, alunos, professores e comunidade.

Intercâmbio de Experiências e Aprendizados

A interação com atletas de outros países permite um intercâmbio valioso de experiências e conhecimentos. Os estudantes locais têm a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas, idiomas e realidades, enquanto os atletas estrangeiros podem vivenciar a cultura brasileira e catarinense. Isso amplia horizontes e desenvolve uma perspectiva mais global nos jovens.

Acendimento da Tocha Olímpica

Na cerimônia de abertura realizada no último dia 04 de julho em Blumenau, a haitiana, Masiel Flamand, foi uma das personagens do trajeto com a tocha olímpica que marca o início oficial das competições.

Ainda emocionada pela experiência, a atleta falou sobre o seu início no esporte escolar e a trajetória que o levou a saltos ainda maiores como representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs).

"Eu me lembro que cheguei ao atletismo já morando aqui em Santa Catarina e a primeira competição que eu participei na minha escola e acabei ficando em último lugar. Este resultado não me desmotivou e segui treinando para evoluir até chegar aos Jogos Escolares de Santa Catarina que me deram a oportunidade de viver novas experiências na minha carreira e me encontrar cada vez mais no atletismo. Sempre fui muito bem acolhida aqui no Brasil é uma felicidade enorme poder competir nos eventos que acontecem aqui no estado" afirmou a atleta.

Na disputa das modalidades individuais do Jesc, Masiel Flamand representou a Escola Lúcio Esteves de Blumenau, enquanto Duannis David Veitia representou o Instituto Estadual de Educação de Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone (48) 99190-9994

 

Publicado em Geral
Escrito por

Alteração de data na etapa estadual da Olesc

 

A Fesporte comunica alteração na data da etapa estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), que agora será realizada no período de 28 de outubro até o dia 08 de novembro no município de Brusque.

Anteriormente, a data da etapa estadual estava marcada para acontecer no período de 21 de outubro a 1o de novembro. 

A alteração acontece devido a realização da Prova Brasil, também conhecida como Sistema de Educação de Avaliação de Educação Básica (Saeb).

Pensando na melhor logística e em comum acordo com a prefeitura de Brusque, município-sede do evento, a Fesporte oficializa a alteração de data nesta quarta-feira, dia 09 de julho de 2025.

 

Publicado em Geral
Escrito por

Jogos Universitários Catarinenses (Jucs) 2025

 

O município de Criciúma será sede da edição 2025 dos Jogos Universitários Catarinenses  (Jucs) que acontecem entre os dias 17 a 23 de julho.

Os Jogos Universitários Catarinenses são realizados pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e historicamente integra o calendário oficial de eventos da Fesporte. A edição deste ano será a de número 68 no esporte catarinense.

O Jucs 2025  acontece na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unoesc) e integram o quadro de programação 18 modalidades em disputa que serão: badminton, basquete 3x3, basquete, beach tennis, futsal, futebol, handebol, karatê, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, vôlei, vôlei de praia, xadrez, judô, natação, e-esports CS2, e e-sports-LOL. 

Estão inscritas para as competições 28 universidades de todo o estado de Santa Catarina. Os campeões das modalidades em disputa garantem classificação para os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) que acontecem em Natal (RN)  no mês de outubro.

O diretor de esportes da Fesporte, Aurélio Rocha dos Santos, falou sobre a realização dos Jogos Universitários Catarinenses, e o quanto o trabalho do desporto realizado em instituições de ensino superior contribuem para o estado.

"Os Jogos Universitários Catarinenses tem uma história muito grande em nosso estado que há algumas décadas promove o esporte nas instituições de ensino superior que realizam um trabalho de nível bastante alto. A gente costuma citar a importância dos eventos do esporte escolar e o Jucs segue este mesmo propósito. Oferece a oportunidade para estudantes que estão neste estágio mais avançado de cursar uma universidade e também poder competir, representar suas universidades e principalmente avançar em suas carreiras no esporte se classificando para eventos nacionais como os Jogos Universitários Brasileiros. É um evento extremamente importante que integra o calendário da Fesporte" conclui. 

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Telefone: (48) 99190-9994

 

Publicado em Geral
Escrito por

Olimpíada Estadual das Apaes em Chapecó

 

 

A Fesporte apoia a realização das Olimpíada Estadual das Apaes que realizou a sua cerimônia de abertura na noite desta segunda-feira (07), no município de Chapecó.

O evento reúne 1.100 atletas competindo em oito modalidades até o próximo dia 11 de julho, e estão em Chapecó representantes de todas as regiões do estado de Santa Catarina.

A Olimpíada Estadual das das Apaes é organizada pela Federação das Apaes (Feapaes) e é considerado o terceiro maior evento de esporte adaptado realizado no Brasil, atrás apenas da Olimpíadas Nacionais das Apaes e do evento estadual realizado em São Paulo.

Para participação, os atletas devem ter idade de mínima de 15 anos integrando uma das 18 delegações que representam as regiões do estado.

Na cerimônia de abertura, a Fesporte foi representada pelo presidente, Jeferson Batista, pela diretora de paradesporto, Fayola Daiane Bueno da Silva e pela servidora Tatiana de Almeida Sada.

O presidente da Fesporte enalteceu e a realização do evento, citando os eventos realizados no estado de Santa Catarina que prezam pela inclusão.

"Acredito que em 2025 o paradesporto, esporte adaptado e modalidades que prezam pela inclusão vivem um momento único aqui no estado de Santa Catarina. Encerramos no domingo a edição do Parajesc e no dia seguinte já tivemos a oportunidade de estar prestigiando a Olimpíada Estadual das Apaes que é um evento muito especial porque reúne entidades de todo o estado. A Fesporte tem muito orgulho em se patrocinador de eventos desta magnitude que prezam pela inclusão e aqui parabenizo a Federação das Apaes de Santa Catarina pelo trabalho realizado" explicou o presidente da Fesporte"

Programa de Incentivo ao Esporte

"Cito que vivemos um momento único, inclusive quando falamos do Programa de Incentivo ao Esporte que terá um edital exclusivamente dedicado ao paradesporto. A Fesporte vem trabalhando cuidadosamente com desta área e recentemente criamos a diretoria de paradesporto,  capitaneada pela diretora Fayola Bueno Daiane Bueno da Silva,  e nos próximos meses vamos apresentar muitos resultados para a sociedade catarinense" conclui. 

Assessoria de Comunicação da Fesporte 

Jornalista Guilherme Brazzalle

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (48) 99190-9994

 

Publicado em Geral
Escrito por

Fesporte completa 32 anos de história

 

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) celebra 32 anos de história.

 Criada em 6 de julho de 1993, a Fesporte tem como principal objetivo organizar e desenvolver o esporte  em Santa Catarina.

Desde sua fundação, a Fesporte tem desempenhado um papel fundamental na promoção de diversas modalidades esportivas no estado, sendo responsável por eventos de grande relevância como os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e muitos outros.

Ao longo dessas três décadas, a Fesporte se consolidou como uma instituição importante para o esporte catarinense, incentivando a prática esportiva, revelando talentos e contribuindo para o desenvolvimento social por meio do esporte.

Obrigado a todos que fazem parte desta história.

 

Pagina 1 de 488